Analisa como a política pública de Educação em Direitos Humanos relaciona-se ao Ensino Superior, tendo como escopo o cenário protagonizado pela pós-graduação brasileira e tomando como referência o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH, em suas três versões, e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH. Tais documentos supõem o lugar estratégico das universidades no fortalecimento dos Direitos Humanos. O objetivo deste trabalho é analisar como os programas de pós-graduação do país têm contemplado a Educação em Direitos Humanos – EDH a partir da analise do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH (I, II, III) e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica e documental, e a tabulação de dados sobre a oferta de pós- graduação stricto sensu no país a partir da pesquisa junto à Plataforma Sucupira, ferramenta disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Observa-se uma distância significativa entre o papel estratégico conferido à universidade em matéria de EDH e o que se efetiva na pós-graduação brasileira. É primordial o fortalecimento de estratégias que incluam a educação em direitos humanos na educação superior, promovendo o conhecimento e o reconhecimento dos Direitos Humanos como linguagem de respeito à humanidade.