Esse trabalho apresenta uma revisão de literatura assistemática, com diversos autores que estudam a psicologia escolar/ educacional e a inclusão escolar, muitos autores divergem quanto à atuação da psicologia escolar e da psicologia educacional, enquanto que outros colocam como similares, visto que há a necessidade de uma psicologia que seja acadêmica, que estude as teorias educacionais e que esta esteja relacionada à prática, a uma atuação contextualizada com a realidade educacional. Ao se falar de psicologia escolar/educacional e a inclusão escolares faz necessário conceituar a psicologia escolar, a psicologia educacional e suas relações, contextualizando-as historicamente. A inclusão social é uma das demandas para uma sociedade mais justa e igualitária, sendo um dos seus desdobramentos a inclusão escolar, assim conceituaremos a inclusão social e a inclusão escolar finalizando com o tema proposto que á a atuação do psicólogo escolar/ educacional no processo de inclusão, suas possíveis intervenções e colaborações. Sendo utilizados alguns autores importantes para a área, assim como artigos mais recentes que se posicionam quanto à atuação do psicólogo escolar e sua intervenção na área da inclusão escolar.