Este relato objetiva compartilhar experiências vivenciadas para o desenvolvimento do trabalho de alfabetização a partir do gênero textual poema e a organização do trabalho pedagógico com base na utilização de projeto e sequência didática, com vistas à utilização de atividades diversificadas. Fundamentada em Ferreira (2012), Morais e Albuquerque (2004), Soares (1998), entre outros, a autora discorre sobre a importância de se promover momentos de ludicidade no ensino da língua portuguesa, favorecer que as crianças brinquem com o mundo da fantasia, estimular a memória, a atenção e a concentração das crianças, implementando, a partir disso, uma prática cotidiana de ensino sistematizada mostrando-se aberto a inovar. As aulas propostas resultaram da seleção dos poemas por parte das crianças, que, ao se apropriarem destes, prontamente estabeleceram um vínculo com a linguagem utilizada nos textos, tendo como resultado o favorecimento da consciência fonológica das crianças, evidenciando a associação da fala com a escrita, o que facilitou o processo de releitura dos poemas e foi decisivo para a aquisição da leitura e do código escrito por parte dos alunos, além do desenvolvimento de outras competências como a expressão oral, encandeamento das ideias e desenvoltura.