Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VAMOS JOGAR? O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA LÚDICA

Palavra-chaves: ENSINO;, MATEMÁTICA;, JOGOS; Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este artigo consiste em um relato de experiência de aplicação de jogos matemáticos no contexto da sala de aula, fruto das experiências vivenciadas nos anos de 2016 - 2017. Tal relato tem como objetivo demonstrar como podemos promover conhecimentos de Matemática através de uma forma lúdica por meio dos jogos e materiais concretos e dessa maneira sanar as dificuldades dos alunos. Para tanto, este trabalho apresenta como base um levantamento bibliográfico de autores renomados na área, como: Smole & Diniz (2001); Antunes (1998); Toledo & Toledo (1997) e entre outros, também apresenta como estudo de campo, esse se constituiu em turma de 4° ano do ensino fundamental e se caracterizou na aplicação de jogos matemáticos na tentativa de romper com o contexto tradicional de conceber o processo de ensino da matemática. Assim, foi possível tornar a aprendizagem prazerosa, participativa e significava para os alunos e satisfatória para as docentes responsáveis.

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