Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções. Os conceitos de Química são lecionados nas escolas desde o Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, e mais especificamente no Ensino Médio. Está pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar uma sequência didática para o Ensino de Química em uma turma do 2º ano do ensino médio com o tema soluções. As metodologias alternativas são formas de abordagens diferenciadas do conteúdo, com uso de aulas diferenciadas que coloque o educando em uma posição ativa de construção do conhecimento, para que junto com o professor o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente. As atividades seguintes trazem uma abordagem do conteúdo relacionando-o com o cotidiano e isso permite aos alunos uma identificação do conteúdo com a realidade. De forma resumida, as atividades desenvolvidas em cada um das três etapas contemplaram: atividades em grupo que iniciaram com uma leitura do artigo científico da química nova na escola. Após a leitura, iniciamos um debate com cada grupo. A Segunda etapa foi resolução de exercícios e discussão do conteúdo abordado. A terceira etapa com uma aula experimental na sala de aula com a preparação de soluções. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento a partir da aula prática, assim tem como resultados, a compreensão e o aprendizado do aluno visualizar como ocorrer determinada reação, ou até mesmo a visualização da mudança de cor da solução, assim os alunos ficaram com uma curiosidade em descobrir o que estava ocorrendo na reação.