UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA SOLUÇÕES
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43401 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA SOLUÇÕES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções. Os conceitos de Química são lecionados nas escolas desde o Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, e mais especificamente no Ensino Médio. Está pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar uma sequência didática para o Ensino de Química em uma turma do 2º ano do ensino médio com o tema soluções. As metodologias alternativas são formas de abordagens diferenciadas do conteúdo, com uso de aulas diferenciadas que coloque o educando em uma posição ativa de construção do conhecimento, para que junto com o professor o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente. As atividades seguintes trazem uma abordagem do conteúdo relacionando-o com o cotidiano e isso permite aos alunos uma identificação do conteúdo com a realidade. De forma resumida, as atividades desenvolvidas em cada um das três etapas contemplaram: atividades em grupo que iniciaram com uma leitura do artigo científico da química nova na escola. Após a leitura, iniciamos um debate com cada grupo. A Segunda etapa foi resolução de exercícios e discussão do conteúdo abordado. A terceira etapa com uma aula experimental na sala de aula com a preparação de soluções. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento a partir da aula prática, assim tem como resultados, a compreensão e o aprendizado do aluno visualizar como ocorrer determinada reação, ou até mesmo a visualização da mudança de cor da solução, assim os alunos ficaram com uma curiosidade em descobrir o que estava ocorrendo na reação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, SOLUÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID124_28052018194833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43401 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA SOLUÇÕES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções. Os conceitos de Química são lecionados nas escolas desde o Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, e mais especificamente no Ensino Médio. Está pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar uma sequência didática para o Ensino de Química em uma turma do 2º ano do ensino médio com o tema soluções. As metodologias alternativas são formas de abordagens diferenciadas do conteúdo, com uso de aulas diferenciadas que coloque o educando em uma posição ativa de construção do conhecimento, para que junto com o professor o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente. As atividades seguintes trazem uma abordagem do conteúdo relacionando-o com o cotidiano e isso permite aos alunos uma identificação do conteúdo com a realidade. De forma resumida, as atividades desenvolvidas em cada um das três etapas contemplaram: atividades em grupo que iniciaram com uma leitura do artigo científico da química nova na escola. Após a leitura, iniciamos um debate com cada grupo. A Segunda etapa foi resolução de exercícios e discussão do conteúdo abordado. A terceira etapa com uma aula experimental na sala de aula com a preparação de soluções. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento a partir da aula prática, assim tem como resultados, a compreensão e o aprendizado do aluno visualizar como ocorrer determinada reação, ou até mesmo a visualização da mudança de cor da solução, assim os alunos ficaram com uma curiosidade em descobrir o que estava ocorrendo na reação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, SOLUÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID124_28052018194833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }