Quando solicitada a produção de trabalhos acadêmicos alguns alunos se deparam com uma infinidade de desafios os quais muitos não estão suficientemente preparados para enfrentar, como escrever e apresentar resultados de pesquisa em linguagem científica que possam ser compreendidas com objetividade, clareza e o correto uso de expressões reconhecidas no meio acadêmico a que se destina, podendo assim transmitir a sua informação de forma correta. Objetivou-se através desse trabalho fazer uma sondagem com os alunos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, a respeito das dificuldades enfrentadas pelos mesmos na produção de trabalhos acadêmicos. Foram entrevistados 40 discentes de períodos diferentes do curso de licenciatura em Química através de um questionário composto por quatro questões, sendo três objetivas e uma subjetiva, com o intuito de sondar as possíveis dificuldades encontradas pelos discentes ao elaborar trabalhos acadêmicos. Pode-se observar grande parte dos discentes sabem o que é um trabalho acadêmico e o curso de química oferta disciplinas e os ajudam na produção de tais trabalhos, porém como listado pelos mesmos, há uma grande dificuldade na produção textual, deficiência essa que vem desde o ensino médio e ainda não foi superada.