A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM ESTADO DA QUESTÃO
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42823 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "Com o aumento das pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, estudos que visam inventariar e discutir o que foi já produzido sobre temas específicos são fundamentais para que pesquisadores tenham maior facilidade de acesso aos avanços e lacunas do campo em que atuam. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar um Estado da Questão do tema “autorregulação da aprendizagem em matemática” a partir de repositórios digitais brasileiros. Empreendendo um levantamento em três repositórios de artigos, dissertações e teses, obtivemos 19 trabalhos sobre o tema, que foram discutidos em função: da recorrência ao longo dos anos, dos fundamentos teóricos e dos níveis de ensino. Verificamos que não há uma continuidade nem crescimento das pesquisas sobre o tema no país. Além disso, tem ocorrido a adoção tanto de modelos teóricos específicos da autorregulação da aprendizagem quanto de teorias que discutem essa habilidade de maneira indireta. Acerca dos níveis de ensino, a distribuição dos trabalhos entre Educação Básica e Ensino Superior contribui para diversificar e enriquecer o debate sobre o tema. Portanto, é fundamental que novas investigações sobre a autorregulação da aprendizagem em matemática sejam empreendidas no país, de modo a contribuir com a proposição de propostas para a formação de aprendizes autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTADO DA QUESTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID366_04032018104558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO GONÇALO FARIAS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "PAULO GONÇALO" "autor_email" => "paulo.goncalo@ufca.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42823 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "Com o aumento das pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, estudos que visam inventariar e discutir o que foi já produzido sobre temas específicos são fundamentais para que pesquisadores tenham maior facilidade de acesso aos avanços e lacunas do campo em que atuam. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar um Estado da Questão do tema “autorregulação da aprendizagem em matemática” a partir de repositórios digitais brasileiros. Empreendendo um levantamento em três repositórios de artigos, dissertações e teses, obtivemos 19 trabalhos sobre o tema, que foram discutidos em função: da recorrência ao longo dos anos, dos fundamentos teóricos e dos níveis de ensino. Verificamos que não há uma continuidade nem crescimento das pesquisas sobre o tema no país. Além disso, tem ocorrido a adoção tanto de modelos teóricos específicos da autorregulação da aprendizagem quanto de teorias que discutem essa habilidade de maneira indireta. Acerca dos níveis de ensino, a distribuição dos trabalhos entre Educação Básica e Ensino Superior contribui para diversificar e enriquecer o debate sobre o tema. Portanto, é fundamental que novas investigações sobre a autorregulação da aprendizagem em matemática sejam empreendidas no país, de modo a contribuir com a proposição de propostas para a formação de aprendizes autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTADO DA QUESTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID366_04032018104558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO GONÇALO FARIAS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "PAULO GONÇALO" "autor_email" => "paulo.goncalo@ufca.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }