Embora existam diversos trabalhos que apresentem propostas metodológicas baseadas em M-Learning e PBL, suas análises limitam-se predominantemente em avaliar de modo separado o impacto de cada uma das estratégias em relação ao método tradicional de ensino, assim como, não levam em consideração fatores sociais e econômicos, tais como infraestrutura física dos lares dos entrevistados, ou acesso à Internet, ou localização residencial (área rural ou urbana). Diferente dos trabalhos citados e de acordo com o melhor nosso conhecimento, este é o primeiro trabalho que objetiva realizar uma análise do impacto da utilização conjunta das metodologias baseadas em M-Learning e PBL como estratégia de aprendizagem, assim como, é o primeiro trabalho que analisa o impacto de fatores sociais e econômicos em relação ao alcance pleno do ensino e aprendizagem. Para isso, uma análise tridimensional que leva em consideração os seguintes itens de avaliação é realizada: método de ensino e aprendizagem adotado (tradicional ou baseado em M-Learning + PBL), fator social (composição familiar) e fator econômico (infraestrutura de moradia e localidade).
A garantia de uma harmonia entre a tarefa de ensinar e o aprendizado pleno por parte dos estudantes sempre foi um desafio para todos os envolvidos no processo, isto é, professores, alunos, pais de alunos e gestores. Buscando soluções para esse desafio, inúmeras estratégias que visam dar suporte aos alunos foram apresentadas, investigadas e testadas de modo prático. Dentre as estratégias, as baseadas no aprendizado baseado em plataformas móveis (M-Learning) e aprendizado baseado em problemas (PBL) obtiveram notável destaque como alternativas metodológicas de ensino e aprendizagem, resultados este que será apresentado no corpo do trabalho aqui apresentado.
O M-Learning é uma estratégia de aprendizagem que propõe a democratização do acesso à diversos conteúdos educativos. Com essa forma de aprendizado, os indivíduos passam a ter acesso ao conhecimento e informação de maneira livre e independente a qualquer instituição ou ambiente físico, sendo assim necessário somente o acesso às plataformas digitais que permitem a navegação livre à conteúdos provenientes de diferentes fontes, por exemplo, aplicativos educacionais desenvolvidos para plataformas móveis que abordam assuntos sobre física, química ou matemática. Outra forma de suporte ao aprendizado é a adoção da metodologia de PBL. O PBL é amplamente usado em diversas áreas do conhecimento como uma ferramenta metodológica inovadora de aprendizagem e ensino, além disso, tem sido amplamente testado e comparado com o método de ensino tradicional. Em relação ao método de ensino tradicional, este é baseado predominantemente no uso clássico do quadro branco e explanação do professor, onde os alunos se tornam agentes passivos durante grande parte do processo metodológico.