O USO DO APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS E M-LEARNING EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS: PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Diferente dos trabalhos citados e de acordo com o melhor nosso conhecimento, este é o primeiro trabalho que objetiva realizar uma análise do impacto da utilização conjunta das metodologias baseadas em M-Learning e PBL como estratégia de aprendizagem, assim como, é o primeiro trabalho que analisa o impacto de fatores sociais e econômicos em relação ao alcance pleno do ensino e aprendizagem. Para isso, uma análise tridimensional que leva em consideração os seguintes itens de avaliação é realizada: método de ensino e aprendizagem adotado (tradicional ou baseado em M-Learning + PBL), fator social (composição familiar) e fator econômico (infraestrutura de moradia e localidade).\r\n A garantia de uma harmonia entre a tarefa de ensinar e o aprendizado pleno por parte dos estudantes sempre foi um desafio para todos os envolvidos no processo, isto é, professores, alunos, pais de alunos e gestores. Buscando soluções para esse desafio, inúmeras estratégias que visam dar suporte aos alunos foram apresentadas, investigadas e testadas de modo prático. Dentre as estratégias, as baseadas no aprendizado baseado em plataformas móveis (M-Learning) e aprendizado baseado em problemas (PBL) obtiveram notável destaque como alternativas metodológicas de ensino e aprendizagem, resultados este que será apresentado no corpo do trabalho aqui apresentado.\r\n \tO M-Learning é uma estratégia de aprendizagem que propõe a democratização do acesso à diversos conteúdos educativos. 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