Nos dias atuais é possível perceber a grande necessidade de abordar questões relativas a educação ambiental em virtude do agravamento dos impactos ao ecossistema global. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 concede o direito à Educação Ambiental a todos os brasileiros, sendo obrigação do Estado “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente” (art. 225, §1º, inciso VI). Com relação a adoção de projetos de educação ambiental, a metodologia de trabalho também tem sua grande importância, pois pode acarretar em sua não aceitação, tornando o projeto ineficiente. A sociedade também necessita expressar seus anseios e chegar a um denominador comum, contando que haja a mitigação de impactos ambientais negativos. Diante do exposto, esta pesquisa tem por finalidade destacar experiências de educação ambiental em escolas da rede pública de ensino em diversas localidades do território brasileiro. As práticas pedagógicas devem partir de problemas socioambientais locais por meio de temas geradores, Com isso, os discentes tendem a despertar maior interesse sobre o tema, visto que o vivenciam diariamente em seu cotidiano, bem como podem fazer uso de ferramentas ou métodos que visem a mitiga-lo. A presente pesquisa foi desenvolvida no período de fevereiro a maio de 2018 e consistiu em uma revisão sistemática, pois utilizou como fonte de dados a literatura sobre determinado tema. Apesar das inúmeras práticas existentes em âmbito educacional, é possível observar que ainda tem muito a ser feito para atingir um nível ideal de sustentabilidade. Sendo assim, a escola é um local oportuno para a construção e disseminação desta consciência ambiental, sendo necessário maiores estudos e desenvolvimento de metodologias eficientes e inovadoras que tratem a questão da problemática ambiental e do uso racional dos recursos naturais.