ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43108 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA" "resumo" => "Vivemos em um mundo tomado e influenciado pela ciência e pela tecnologia. Notadamente necessitamos cada vez mais estarmos atualizados para interagir e intervir nessa nova sociedade. Essa perspectiva tem atribuído cada vez mais responsabilidades aos professores, já que estes são os mediadores do conhecimento e o filtro que separa os conteúdos significativos dos demais nessa sociedade demasiadamente informativa. Portanto, o que tem preocupados os pesquisadores da educação é justamente o método como levar inovação para dentro das salas de aula sem se desvincular dos objetivos da educação cientifica. Quando se trata do ensino e aprendizado da física, a tecnologia se torna uma aliada essencial na promoção do aprendizado, visto que através dela é discutido fenômenos que na maioria das vezes a mente do aluno não é capaz de idealizar. Dentre as inovações que surgiram para favorecer um bom aprendizado da física, destacamos o software Tracker por ser uma ferramenta gratuita, prática e de qualidade. O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Esse software é projetado para ser usado no ensino de física. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o Tracker como ferramenta inovadora que pode ser aplicada no ensino da física, facilitando sua melhor compreensão. Além disso, pretende-se apresentar análises feitas com esse software a fim de influenciar a sua aplicação nas instituições de ensino básico e superior. A partir da concretização dos objetivos concluímos que o Tracker é uma poderosa ferramenta capaz de auxiliar o professor na exposição dos conteúdos físicos com uma análise mais sofisticada, promovendo o processo de ensino e aprendizagem da física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "TRACKER, ENSINO DE FÍSICA, VÍDEO ANÁLISE, INSTRUMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID337_04042018170655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE" "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43108 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA" "resumo" => "Vivemos em um mundo tomado e influenciado pela ciência e pela tecnologia. Notadamente necessitamos cada vez mais estarmos atualizados para interagir e intervir nessa nova sociedade. Essa perspectiva tem atribuído cada vez mais responsabilidades aos professores, já que estes são os mediadores do conhecimento e o filtro que separa os conteúdos significativos dos demais nessa sociedade demasiadamente informativa. Portanto, o que tem preocupados os pesquisadores da educação é justamente o método como levar inovação para dentro das salas de aula sem se desvincular dos objetivos da educação cientifica. Quando se trata do ensino e aprendizado da física, a tecnologia se torna uma aliada essencial na promoção do aprendizado, visto que através dela é discutido fenômenos que na maioria das vezes a mente do aluno não é capaz de idealizar. Dentre as inovações que surgiram para favorecer um bom aprendizado da física, destacamos o software Tracker por ser uma ferramenta gratuita, prática e de qualidade. O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Esse software é projetado para ser usado no ensino de física. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o Tracker como ferramenta inovadora que pode ser aplicada no ensino da física, facilitando sua melhor compreensão. Além disso, pretende-se apresentar análises feitas com esse software a fim de influenciar a sua aplicação nas instituições de ensino básico e superior. A partir da concretização dos objetivos concluímos que o Tracker é uma poderosa ferramenta capaz de auxiliar o professor na exposição dos conteúdos físicos com uma análise mais sofisticada, promovendo o processo de ensino e aprendizagem da física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "TRACKER, ENSINO DE FÍSICA, VÍDEO ANÁLISE, INSTRUMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID337_04042018170655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE" "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }