Desde os tempos mais remotos, o homem já se dedicava à observação da Natureza, muitas vezes de forma meramente contemplativa, em outras ocasiões, buscando padrões e relações entre a ocorrência dos chamados Fenômenos Naturais. Com o passar dos anos, a observação dos desse vasto mundo natural passou a ser mais categorizada, organizada, graças ao trabalho dos primeiros cientistas, que como os primeiros desbravadores, se dedicaram à árdua tarefa de construir os primórdios do pensamento científico, indo muitas vezes contra as convenções sociais. No Brasil, o ensino de Ciências passou por constantes modificações, indo desde o total esquecimento, à busca pela sua consolidação com a obrigatoriedade do ensino. Apesar dos inegáveis avanços, inclusive com o reconhecimento da sua importância, ainda são grandes os desafios, sobretudo em relação a sua efetiva implantação nos currículos escolares, a necessidade de capacitação dos professores e a incessante busca pelo uso de recursos metodológicos alternativos, em face à precariedade em que se encontram muitas das escolas públicas no país. Faz-se necessário o amplo debate à respeito das "sombras" e "lacunas" deixadas no passado, para a construção de uma efetiva formação científica das presentes e futuras gerações.