Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: CIÊNCIA E PROTAGONISMO

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, PROTAGONISMO Comunicação Oral (CO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
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A adoção da Astronomia no currículo formal das aulas do ensino médio se deu pela curiosidade e interesse dos estudantes pela temática, propiciando um maior interesse pelo componente curricular da Física. O projeto “Astronomia no ensino de Física: ciência e protagonismo” foi realizado em uma escola pública estadual num bairro periférico da capital paraibana, João Pessoa, com duas turmas da 2º série do ensino médio técnico integrado. Realizamos uma pesquisa pré-projeto com aplicação de um questionário para o conhecimento de saberes pré-existentes. Tal atitude pedagógica, didática e epistemológica nos permitiu um planejamento para elaboração/ajustamento das atividades propostas no projeto. Após a realização de todas as atividades do projeto, aplicamos novamente o questionário e identificamos no processo de ensino-aprendizagem da Física a presença do protagonismo juvenil, de uma alfabetização científica reflexiva e crítica, do trabalho colaborativo, da iniciativa na tomada de decisões, além da mediação do professor bipolarizando as experiências educacionais no ensino de ciências.A inserção da Astronomia no currículo formal do ensino de ciências da escola pública brasileira tem muito a contribuir na construção de um processo de ensino-ap" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID463_28052018131459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO GOMES ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERREIRA" "autor_email" => "jpferreira117@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42953 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 463 "titulo" => "ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: CIÊNCIA E PROTAGONISMO" "resumo" => "A inserção da Astronomia no currículo formal do ensino de ciências da escola pública brasileira tem muito a contribuir na construção de um processo de ensino-aprendizagem científico, significativo e problematizador. 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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A inserção da Astronomia no currículo formal do ensino de ciências da escola pública brasileira tem muito a contribuir na construção de um processo de ensino-aprendizagem científico, significativo e problematizador. Tal atitude pedagógica e didática, justifica-se pela urgente necessidade de problematizar as aulas de ciências, estimulando o pensamento reflexivo, a autocrítica e a produção criativa colaborativa. A adoção da Astronomia no currículo formal das aulas do ensino médio se deu pela curiosidade e interesse dos estudantes pela temática, propiciando um maior interesse pelo componente curricular da Física. O projeto “Astronomia no ensino de Física: ciência e protagonismo” foi realizado em uma escola pública estadual num bairro periférico da capital paraibana, João Pessoa, com duas turmas da 2º série do ensino médio técnico integrado. Realizamos uma pesquisa pré-projeto com aplicação de um questionário para o conhecimento de saberes pré-existentes. Tal atitude pedagógica, didática e epistemológica nos permitiu um planejamento para elaboração/ajustamento das atividades propostas no projeto. Após a realização de todas as atividades do projeto, aplicamos novamente o questionário e identificamos no processo de ensino-aprendizagem da Física a presença do protagonismo juvenil, de uma alfabetização científica reflexiva e crítica, do trabalho colaborativo, da iniciativa na tomada de decisões, além da mediação do professor bipolarizando as experiências educacionais no ensino de ciências.

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