AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE QUÍMICA DA UFCG/CES SOBRE A GRADE CURRICULAR
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42942 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE QUÍMICA DA UFCG/CES SOBRE A GRADE CURRICULAR" "resumo" => "O curso de Química está inserido nas instituições de nível superior em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Onde a principal diferença entre o bacharel e o licenciado é o campo de atuação no mercado de trabalho, pois o bacharel trabalha no desenvolvimento de projetos e formulação de produtos, e o licenciado no âmbito educacional. Uma característica importante de ambos os cursos é a grade curricular, pois a partir dela é possível identificar aspectos relacionados as disciplinas que serão cursadas, carga horária, créditos da disciplina, a duração do curso, entre outras. Dessa forma, sabendo dessas distinções sobre essas duas modalidades, buscou-se fazer um estudo acerca da grade curricular do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Educação e Saúde (CES) campus Cuité, tendo o objetivo de analisar a concepção dos graduandos do referido curso em relação a grade curricular. Sendo assim, a metodologia utilizada contou com aplicação de um questionário estruturado e com Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. A partir da pesquisa realizada, evidenciou-se algumas falhas na grade curricular, tanto no aspecto que envolve a área de ensino, bem como na área específica da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, GRADE CURRICULAR, QUÍMICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID94_29042018221450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA VANESSA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VANESSA ARAÚJO" "autor_email" => "vaneessaif@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42942 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE QUÍMICA DA UFCG/CES SOBRE A GRADE CURRICULAR" "resumo" => "O curso de Química está inserido nas instituições de nível superior em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Onde a principal diferença entre o bacharel e o licenciado é o campo de atuação no mercado de trabalho, pois o bacharel trabalha no desenvolvimento de projetos e formulação de produtos, e o licenciado no âmbito educacional. Uma característica importante de ambos os cursos é a grade curricular, pois a partir dela é possível identificar aspectos relacionados as disciplinas que serão cursadas, carga horária, créditos da disciplina, a duração do curso, entre outras. Dessa forma, sabendo dessas distinções sobre essas duas modalidades, buscou-se fazer um estudo acerca da grade curricular do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Educação e Saúde (CES) campus Cuité, tendo o objetivo de analisar a concepção dos graduandos do referido curso em relação a grade curricular. Sendo assim, a metodologia utilizada contou com aplicação de um questionário estruturado e com Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. A partir da pesquisa realizada, evidenciou-se algumas falhas na grade curricular, tanto no aspecto que envolve a área de ensino, bem como na área específica da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, GRADE CURRICULAR, QUÍMICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID94_29042018221450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA VANESSA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VANESSA ARAÚJO" "autor_email" => "vaneessaif@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }