A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES
Ítala Layane Duarte (1); Thamara de Medeiros Azevedo (2)
1Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFCG/CES/UABQ, lalynha_3@hotmail.com
2Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES, thamarabio@outlook.com
RESUMO:
A presente pesquisa objetivou investigar um tema constantemente discutido atualmente por estudos e professores, a escrita acadêmica de alunos do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, objetivas e discursivas, para um grupo de 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio, tendo em vista que posteriormente o público alvo ingressará ao Ensino Superior. O questionário aplicado teve como intuito de avaliar as suas principais dificuldades no que se refere a escrita acadêmica e a utilização do computador nessa prática. Como resultado, foi observado que entre os estudantes ainda prevalece a prática de copiar e colar textos diretamente da internet em seus trabalhos, sem qualquer tipo de formatação ou mudanças necessárias, observou-se também que parte deles desconhece qualquer tipo normas estabelecidas na escrita acadêmica. Através dessas principais dificuldades e lacunas existentes na aprendizagem entre os alunos, foi possível identificar a necessidade que eles tomem ciência da escrita acadêmica ainda durante o período do Ensino Médio, para que ao deparar-se com trabalhos científicos na jornada acadêmica futura suas dúvidas sejam mínimas e seus resultados possam ser mais satisfatórios. Dessa forma, é preciso que o currículo escolar assim como os professores trabalhem em conjunto com o objetivo de sanar essas dificuldades antes mesmo do ingresso dos estudantes nas instituições de Ensino Superior, para que os alunos possam alcançar um bom desempenho e aproveitamento dos trabalhos acadêmicos futuramente estudados por eles.
Palavras-chave: Trabalhos acadêmicos; Computador; Editor de texto