A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42834 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES" "resumo" => """ A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES \r\n \r\n Ítala Layane Duarte (1); Thamara de Medeiros Azevedo (2) \r\n \r\n 1Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFCG/CES/UABQ, lalynha_3@hotmail.com \r\n 2Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES, thamarabio@outlook.com\r\n \r\n RESUMO:\r\n A presente pesquisa objetivou investigar um tema constantemente discutido atualmente por estudos e professores, a escrita acadêmica de alunos do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, objetivas e discursivas, para um grupo de 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio, tendo em vista que posteriormente o público alvo ingressará ao Ensino Superior. O questionário aplicado teve como intuito de avaliar as suas principais dificuldades no que se refere a escrita acadêmica e a utilização do computador nessa prática. Como resultado, foi observado que entre os estudantes ainda prevalece a prática de copiar e colar textos diretamente da internet em seus trabalhos, sem qualquer tipo de formatação ou mudanças necessárias, observou-se também que parte deles desconhece qualquer tipo normas estabelecidas na escrita acadêmica. Através dessas principais dificuldades e lacunas existentes na aprendizagem entre os alunos, foi possível identificar a necessidade que eles tomem ciência da escrita acadêmica ainda durante o período do Ensino Médio, para que ao deparar-se com trabalhos científicos na jornada acadêmica futura suas dúvidas sejam mínimas e seus resultados possam ser mais satisfatórios. Dessa forma, é preciso que o currículo escolar assim como os professores trabalhem em conjunto com o objetivo de sanar essas dificuldades antes mesmo do ingresso dos estudantes nas instituições de Ensino Superior, para que os alunos possam alcançar um bom desempenho e aproveitamento dos trabalhos acadêmicos futuramente estudados por eles. \r\n \r\n Palavras-chave: Trabalhos acadêmicos; Computador; Editor de texto """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "TRABALHOS ACADÊMICOS, COMPUTADOR, EDITOR DE TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID548_28052018161947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍTALA LAYANE DUARTE" "autor_nome_curto" => "ÍTALA" "autor_email" => "lalynha_3@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42834 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES" "resumo" => """ A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES \r\n \r\n Ítala Layane Duarte (1); Thamara de Medeiros Azevedo (2) \r\n \r\n 1Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFCG/CES/UABQ, lalynha_3@hotmail.com \r\n 2Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES, thamarabio@outlook.com\r\n \r\n RESUMO:\r\n A presente pesquisa objetivou investigar um tema constantemente discutido atualmente por estudos e professores, a escrita acadêmica de alunos do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, objetivas e discursivas, para um grupo de 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio, tendo em vista que posteriormente o público alvo ingressará ao Ensino Superior. O questionário aplicado teve como intuito de avaliar as suas principais dificuldades no que se refere a escrita acadêmica e a utilização do computador nessa prática. Como resultado, foi observado que entre os estudantes ainda prevalece a prática de copiar e colar textos diretamente da internet em seus trabalhos, sem qualquer tipo de formatação ou mudanças necessárias, observou-se também que parte deles desconhece qualquer tipo normas estabelecidas na escrita acadêmica. Através dessas principais dificuldades e lacunas existentes na aprendizagem entre os alunos, foi possível identificar a necessidade que eles tomem ciência da escrita acadêmica ainda durante o período do Ensino Médio, para que ao deparar-se com trabalhos científicos na jornada acadêmica futura suas dúvidas sejam mínimas e seus resultados possam ser mais satisfatórios. Dessa forma, é preciso que o currículo escolar assim como os professores trabalhem em conjunto com o objetivo de sanar essas dificuldades antes mesmo do ingresso dos estudantes nas instituições de Ensino Superior, para que os alunos possam alcançar um bom desempenho e aproveitamento dos trabalhos acadêmicos futuramente estudados por eles. \r\n \r\n Palavras-chave: Trabalhos acadêmicos; Computador; Editor de texto """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "TRABALHOS ACADÊMICOS, COMPUTADOR, EDITOR DE TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID548_28052018161947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍTALA LAYANE DUARTE" "autor_nome_curto" => "ÍTALA" "autor_email" => "lalynha_3@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }