Esse trabalho versa sobre a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino e tem como objetivo refletir sobre os desafios da mediação pedagógica frente ao processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual, afetivo e social dos alunos com necessidades. Desse modo, realizamos uma pesquisa exploratória a partir de investigação documental e estudos bibliográficos (BRASIL, 1994, 1996, 2007, 2010; STAINBACK e STAINBACK, 1999; MITTLER, 2003; CARVALHO, 2009) e aplicação de questionários com quatro professoras que atuam do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola regular da rede municipal de ensino na cidade de Marcelino Vieira/RN. Os resultados da pesquisa evidenciam que as principais dificuldades encontradas na efetivação de uma prática pedagógica inclusiva de crianças com necessidades educativas especiais surgem com a carência de recursos didáticos, a falta de formação específica para os docentes e a desarticulação pedagógica da escola que não consegue promover um trabalho em equipe entre seus profissionais. Concluímos, portanto, que o sistema educacional tem possibilitado um maior acesso dos educandos com necessidades especiais nas salas de aula comum, porém não se efetiva ações que possam garantir uma educação de qualidade para todos, pois as escolas ainda enfrentam inúmeros desafios que vão desde a falta de recursos materiais até o despreparo dos educadores para trabalhar com a diversidade humana presente em seu espaço.