BARROS, Waldilson Duarte Cavalcante De. A prática da supervisão: reflexão e ação. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/4011>. Acesso em: 29/12/2024 13:01
RESUMO:O presente trabalho é resultado do Estágio da Prática Pedagógica IV, habilitação Supervisão Educacional do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio em supervisão teve a perspectiva de pesquisar a relação entre teoria e prática por meio da instrumentalização dos aportes teóricos vistos em sala de aula. Esta prática foi desenvolvida através de um Plano de Ação que teve como temática chave a questão das dificuldades de Aprendizagens. Foi desenvolvido através de encontros com professores por meio de várias entrevistas com professores da Escola Estadual Dr. Elpídipo de Almeida do município de Campina Grande.Este trabalho se justifica pela relevância social que possui refletida no interesse da transformação de antigas práticas em novas maneiras de atuação e novos conceitos que promovam o cumprimento da função supervisora que é entre tantos contribuir para o desenvolvimento intelectual dos professores.Justificados os motivos para a elaboração desse plano de ação, passemos a considerar os objetivos de nossa prática. Assim:Definir o conceito de dificuldade de aprendizagem.Perceber qual concepção de dificuldade de aprendizagem que permeia a prática dos professores.Esclarecer para a escola que é de sua responsabilidade e competência, o trabalho com a dificuldade de aprendizagem dos alunos.Levar os professores a não rotularem os jovens como problemáticos. Atuar de forma eficaz e correta, no tocante a diagnosticar dificuldades de aprendizagem na escola.Dados os objetivos, consideremos a metodologia utilizada, através da qual obtivemos os dados que sustentaram a nossa prática. Neste sentido, os procedimentos utilizados por nós, enquanto investigadores, foi a pesquisa de campo. Através de aplicação de questionários com os professores, resultando numa entrevista. Para efeito dessa prática, tivemos como primeiro momento, em sala de aula, juntamente com a professora Maria Gudmar dos Santos responsável pelo componente curricular Pratica Pedagógica IV, a elaboração do instrumento de coleta de dados, que após a conclusão fomos a campo realizar a nossa prática que a principio teve o intuito de conhecer a realidade da escola campo de estágio. Mediante o conhecimento da realidade do campo de estágio identificamos alguns aspectos que deveriam ser tratados na escola como, por exemplo: as dificuldades de aprendizagens.Partindo dessa realidade foi necessário elaborarmos um plano de ação que contemplasse essa temática, visto que, o próprio é responsável para nos avaliarmos como futuros supervisores.Desta feita, concluímos a prática pedagógica em supervisão educacional, relatando o valor de uma prática como esta para a nossa formação profissional, e a importância da ação supervisora para uma escola, pois além de enriquecer conhecimentos tanto nossos como professores, nos dá motivação para atuarmos como agentes da transformação. Palavras-Chave: Supervisão Educacional, Estagio, Dificuldade de Aprendizagem