A forma??o encarada no enfoque do aprendente torna-se um conceito base em torno do qual v?m agrupar-se de processos de forma??o, temporalidades, experi?ncia, aprendizagem, conhecimento, dial?tica, subjetividade e identidade. O objetivo deste estudo foi refletir sobre o conceito de processo de forma??o de si a partir do estudo autobiogr?fico e seu entrela?amento com o saber fazer de mulheres artes?s. A pesquisa permitiu, n?o apenas compreender como nos formamos mulheres por meio de um repert?rio de experi?ncias tecidas ao longo da vida, mas sim, tomarmos consci?ncia deste conhecimento de Si. Como resultado, destaco a relev?ncia da aproxima??o entre as viv?ncias e as experi?ncias das mulheres artes?s articuladas ao contexto da mulher-professora uma vez que, excitou o di?logo dos saberes cient?ficos aos saberes do artesanato, no contexto do processo formativo, possibilitando uma an?lise do caminhar para si (auto)biogr?fico da mulher-professora.