Dentre os diversos temas da literatura contempor?nea tem recebido destaque, por exemplo, a quest?o de g?nero. Ent?o, para estudar esta problem?tica atual tomamos a obra da literatura infanto juvenil O menino de vestido (2014) do autor ingl?s David Wallians. A narrativa se centra em Dennis, personagem central, e sua rela??o com o pai e amizade com uma colega de escola, Lisa. O que justifica nossa escolha por este tema ? o fato de este ser de extrema relev?ncia, sobretudo para os profissionais que atuam na ?rea da educa??o, tendo em vista a constante viol?ncia f?sica e simb?lica que muitas pessoas sofrem quando seus corpos s?o afetados pela quest?o de g?nero (Butler, 2009). Desse modo, nosso principal objetivo, a partir da leitura e an?lise do romance, ? compreender como se d? as rela??es de g?nero, considerando conceitos como ideologia, sujeito, cronotopia dentre outros discutidos pelo pensador russo Bakhtin (2008). Por se tratar de uma investiga??o de base qualitativa, nossa refer?ncia para an?lise ? o paradigma indici?rio proposto por Ginzbourg (1989), tendo em vista que esta metodologia n?o busca realizar generaliza??es, tampouco trazer respostas exatas a partir dos dados obtidos. Ao contr?rio, a investiga??o se d? pelo trabalho com o cotejamento de todos os ind?cios encontrados no contexto social pesquisado para buscar um aprofundamento do tema estudado. Como resultados de nossa pesquisa, os dados analisados nos revelam que, apesar de viver em um cronotopo (espa?o-tempo) dominado por uma ideologia hegem?nica pautada pela heteronormatividade, Dennis brinca com a no??o de g?nero ao se passar por uma garota francesa na escola. Ao final da narrativa, o leitor percebe que ele segue um novo caminho para buscar sua autonomia nos espa?os sociais por onde circula: casa, escola, bairro. Enfim, quando Dennis vive suas aventuras como diferente (garota), ele compreende as rela??es entre cultura, g?nero e identidade e sua respondibilidade ?tica perante os outros.