O presente trabalho consiste em um estudo da obra ficcional de Salim Miguel, centrado nas diferentes estrat?gias de figura??o de si utilizadas com vistas a embaralhar as fronteiras entre vida e obra. No intuito de refletir sobre como isso se d?, selecionamos cinco obras representativas: A morte do tenente e outras mortes (1979), A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta (1987), Primeiro de abril: narrativas da cadeia (1994), Onze de Bigua?u mais um (1997), Nur na escurid?o (1999) e Reinven??o da Inf?ncia (2009), nas quais sobressaem aspectos que apontam para a necessidade premente de debater a presen?a inc?moda do autor em seu texto. A partir dessa perspectiva anal?tica, objetivamos refletir sobre a cria??o de um ?espa?o autoficcional? na obra do escritor l?bano-catarinense como lugar de encontro do ficcionista/colecionador de hist?rias com a sua pr?pria experi?ncia e, igualmente, lugar de recria??o dessa experi?ncia limiar entre o ?ato de viver? e o ?ato de contar?.