O presente artigo pretende discutir sobre as possíveis contribuições que a atividade de monitoria ofertada pelas universidades pode proporcionar para a formação dos alunos de licenciatura, bem como as implicações para sua construção enquanto profissional da educação, considerando que toda atividade docente possui contribuições de variadas experiências. Para tanto, este trabalho visa inicialmente apresentar a monitoria como uma atividade acadêmica disposta a qualquer aluno de universidade pública que tenha a possibilidade de estar engajado em uma atividade desta natureza, como também refletir sobre como essa atividade soma não só no currículo acadêmico dos discentes, mas também na construção dos seus saberes em termos de pesquisa cientifica, formação pessoal e formação pedagógica. Por ser uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter descritivo/interpretativo, será realizada uma abordagem reflexiva a partir de relatos de experiências vivenciadas pelo autor desta pesquisa durante a atividade de monitoria das disciplinas de Língua Portuguesa I (durante um semestre período 2016.1) e Língua Portuguesa II (durante dois semestres períodos 2016.2 e 2017.1) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tais relatos irão expor a proposta da atividade extracurricular, as atividades desenvolvidas pelos discentes que optam por praticar esta tarefa no espaço acadêmico, como também as representações construídas acerca da monitoria e sua relevância para a formação inicial do aluno de licenciatura que necessita atribuir significado à sua atividade discente como também atrelar à sua atividade docente o conhecimento adquirido durante o trabalho em sala de aula, desta maneira tendo adquirido conhecimentos diversos que ampliam suas perspectivas de graduando em licenciatura.