ALVES, Rayssa Martins. Educação: e as relações étnico-raciais.. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3927>. Acesso em: 28/12/2024 21:02
A abordagem do trabalho busca o entendimento da sociedade brasileira perante a sua formação étnico-cultural fundamentando-se na abordagem de Nilma Lino Gomes, Anete Abramowick e Roque de Barros Laraia. Faz-se uma análise acerca da organização da sociedade brasileira, dos grupos humanos formadores da nossa nação e do advento do racismo e a diversidade cultural. A pesquisa caracteriza-se como uma investigação de campo que se fundamenta no viés bibliográfico e encontra – se em andamento. É possível observar o preconceito a tudo que foge dos “padrões”, e no Brasil percebe-se de forma bem definida em relação ao negro, pois nota-se até entre as crianças desde a mais tenra idade esse comportamento segregatório ante os afrodescendentes. Depreende-se que a escassez de conhecimento sobre a história do povo negro corrobora para a percepção do racismo. Palavras-Chaves: Educação. Cultura. Negro. Identidade.