O presente artigo tem por objetivo evidenciar as experiências obtidas na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, situada na cidade de Guarabira-PB,
durante o ano letivo de 2016 com a turma de 8° ano da referida escola, por meio do PIBID
(Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual da
Paraíba – Campus III, que fica situado na cidade de Guarabira, com quatro alunas do
departamento do curso de Letras - Língua Portuguesa. O objetivo do projeto de intervenção
seria colocar o gênero textual conto como uma propostade letramento sob a perspectiva
sociointeracionista, visando assim,gerar conhecimentos para uma aplicação prática de seus
resultados, tanto para os alunos, que conheceriam melhor o gênero trabalhado, como para as
alunas bolsistas, que iriam trazer novas práticas de ensino para a sala de aula. O projeto foi
trabalhado na escola e buscou desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, e, por conseguinte,
melhor qualidade na escrita, além de promover o despertar do senso crítico para obras
literárias, para o convívio em sociedade e, por sua vez, para que houvesse uma interação
maior entre eles próprios, pois um dos desafios seria também a boa relação entre os alunos
desta turma, já que o processo social e de cidadania também parte do convívio em sociedade
dentro da escola. Portanto, discutiremos neste artigo a forma que se deu a introdução deste
gênero textual em sala de aula, o modo como ele foi trabalhado, as metodologias que foram
inferidas para a discussão do mesmo em sala de aula, e por fim, o resultado de todo período
em que trabalhamos para atingir os objetivos que anteriormente foram traçados.