As práticas de ensino-aprendizagem precisam de uma mudança, principalmente devido aos estudantes apresentarem inúmeras dificuldades em assuntos como ciclos biogeoquímicos. Diante disto, foi pensado uma forma dinâmica a fim de construir o conhecimento, com o objetivo não só de ensinar o conteúdo, mas de trabalhar a importância dele no ecossistema em que vivemos, tornando possível que os alunos reflitam sobre a relação entre o assunto ministrado e os problemas que ocorrem no nosso planeta, ou seja, que estão incorporados na sua vivência, podendo assim verificar se os estudantes teriam autonomia para utilizar dos conhecimentos adquiridos na sala. A intervenção pedagógica está sendo realizada na Escola Cidadã Integral Dr. Hortênsio De Sousa Ribeiro, com educandos de três turmas da 3ª série do ensino médio. Esta intervenção foi dividida em dois momentos, o primeiro deles foi realizado utilizando a dinâmica com as imagens de cada ciclo, que vinha sem os nomes dos processos, para que fossem colocados pelos alunos, com o intuito de que escrevessem e interagissem mais com o assunto que viria a ser ministrado. Sendo assim os estudantes, ao fim da explicação, responderam a problemática proposta. Diante disso, podemos concluir que eles apresentavam conhecimentos prévios, que a dinâmica foi bem efetiva, de modo que pôde auxiliar os estudantes, levando a grande maioria eles a compreenderem a proposta, isto nos mostra a importância de trabalhar esses assuntos de uma forma dinâmica e interativa, visando que no fim do processo, o estudante seja capaz de adquirir consciência ambiental.