O artigo foi realizado a partir de experiências vivenciadas no PIBID de história da UEPB, com turmas de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, localizada em Campina Grande -PB . O intuito do presente trabalho é mostrar a influência que a história vem tendo no cotidiano escolar através do projeto de iniciação á docência na influência da prática de leitura, como também na inovação de novas formas e métodos que tragam a leitura, possibilitando propostas do desenvolvimento da escrita, uma vez que é notório a sua precariedade, principalmente pela falta de prática e incentivo que muitas vezes parte da própria escola. Partindo desse princípio, o professor de história junto com os pibidianos tem a possibilidade de propiciar atividades que demonstrem a importância da leitura, uma vez que as dificuldades de escrita são resultados de pouca prática de leitura, de uma baixa base teórica e de um conhecimento regrado e que gira em torno apenas das propostas passadas pelos próprios professores, que por vezes se fixam apenas no livro didático. Para tanto, o trabalho irá trazer novos caminhos para o método escolar e como conciliar a história enquanto disciplina influenciadora na prática do interesse de leitura, mesmo levando em consideração que para a prática se tornar um hábito é preciso uma influência desde criança , e que por outro lado deve-se haver primordialmente métodos que ensinem os alunos a interpretarem textos e por conseguinte obter base e conhecimento prévio para escrever.