Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que tem como objetivo analisar o processo de conhecimento e uso do software educativo Gcompris aliado à mediação docente utilizado no processo de ensino e aprendizagem. Serviram de referencial para essa pesquisa: A reflexão sobre a prática pedagógica de Brito; Cabral e Oliveira (2015) que destaca a importância da formação continuada do docente e reflexões sobre sua prática; As ideias de Leite e Sampaio (2013) sobre os desafios atuais dos docentes de conhecimentos e formação para a capacitação do uso da tecnologia com finalidades educativas e Souza (1995) ressaltando que a descoberta de novas formas de ensinar e aprender por meio da informática educativa é um desafio extremamente motivador. A metodologia foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado em uma classe de integração inversa de uma escola pública do Distrito Federal, com dezesseis estudantes e a sua professora regente. Foram utilizados como estratégias para coleta das informações entrevista semiestruturada, observação participante e roda de conversa. Os resultados parciais obtidos indicam que o conhecimento e o uso da tecnologia atribuem maior significado à mediação docente e amplia as possibilidades pedagógicas da tecnologia utilizada, agregando maior significado ao processo de ensino e aprendizagem. Outro fator importante a ser indicado é que a disponibilidade docente em conhecer e explorar a tecnologia a ser utilizada agrega reflexibilidade à prática pedagógica e potencializa a capacidade de aprendizagem dos estudantes. Indicando que o uso planejado de uma tecnologia pode estimular a aprendizagem, tanto dos estudantes como do docente que a utiliza.