A presente comunicação tem como objetivo abordar as teorias e métodos no que diz respeito ao ensino da leitura, ou seja, da linguagem literária no ensino médio, uma vez que a escola ensina a Língua Portuguesa sob cunho tradicional e no que se refere ao ensino de Literatura; apenas ler, escrever e informar as épocas e biografias dos autores literários, o que torna uma grande problemática com o ensino de Literatura. Tais práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, diversas vezes não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Sob estas perspectivas Cosson (2006), propõe que a prática metodológica baseada em uma sequência didática pode atender de forma processual essas necessidades referentes ao ensino de Língua Vernácula. Tomando como base nas orientações teóricas de Bordini e Aguiar (1993), Rangel (2003), Pinheiro (2001), Cosson (2006), bem como o ensino de literatura na perspectiva dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa no ensino médio (2000) e as propostas didáticas dos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006), este estudo visa apresentar metodologias inovadoras adequadas para as faixas etárias, como também os níveis de escolaridade no que diz respeito à importância da sequência didática no desempenho evolutivo dos alunos com a finalidade de tornar o ensino de Literatura produtivo.