PAIVA, Josefa Lidianne De et al.. O saber gramatical nas escolas básicas. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3730>. Acesso em: 28/12/2024 06:21
Ensinar a Língua Portuguesa a seus próprios falantes tem sido um desafio para os professores, uma vez que, os alunos já sabem falar o Português, embora não saibam se comportar linguisticamente em diversas situações de uso real da língua. O ensino de Língua Portuguesa está centrado no ensino da gramática normativa, a qual o estudo ocorre de forma tradicional não permitindo abordagens mais amplas sobre o funcionamento da língua. Esse trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor com relação ao ensino de gramática na escola básica. A luz de Antunes (2003), Furtado da Cunha, Oliveira (2003), Amaral Oliveira (2010), PCNs (2000). É importante que o professor de língua materna atue como orientador do processo ensino aprendizagem dos alunos na construção do saber gramatical.