Este trabalho é fruto das discussões realizadas na disciplina de Epistemologia do Ensino do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino – CMAE do Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia – CAMEAM da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tem-se como objetivo compreender como se dão as práticas interventivas do professor frente à compreensão da linguagem verbal e não verbal, considerando o trabalho desenvolvido em uma biblioteca da rede privada de ensino da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico o caso de ensino, com base em observações realizadas com alunos dos Anos Iniciais, especificamente, com o primeiro ano. Nesse sentido, utilizaremos como aporte teórico, autores como Charlot (2014) Freire (2003), Pereira (2015), Gomes (2010) dentre outros, que nos ajudam a compreender o processo de ensino e aprendizagem, a formação do leitor, bem como, as definições da linguagem verbal e não verbal. Portanto, destacamos que o processo de ensino e aprendizagem envolve tempo, e que a compreensão da leitura se dá não somente no texto verbal, como também no não verbal, uma vez que, possibilitamos espaços formativos para que os alunos possam construir significado acerca do conhecimento/atividade apresentada.