COSTA, Ana Paula Martins et al.. Formação docente e o lúdico na alfabetização. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3516>. Acesso em: 28/12/2024 20:26
A brincadeira é significativa para à criança, pois desenvolve a sua identidade, bem como a sua autonomia, sendo um instrumento valioso no seu processo educacional. Desta forma, ela pode interagir com os outros colegas, brincando, imaginando e aprendendo de maneira lúdica e produtiva. Contudo, o professor alfabetizador deve qualificar-se, para desenvolver práticas pedagógicas no ambiente escolar, como também estimular as crianças à aprenderem brincando. Aprimorando a interação social da criança, a ação construtiva e o gosto pelas atividades escolares. Este projeto de pesquisa será desenvolvido em uma instituição pública, implementando-se em uma Escola Municipal de Campina Grande- PB. O seu público alvo serão crianças da alfabetização. Os dados desse projeto serão obtidos através da observação participante, aplicação de questionários com professores e pais, de maneira qualitativa e quantitativa, através do estudo de campo e bibliográfico. Portanto, espera-se conscientizar sobre a importância do brincar no processo de alfabetização.