Este artigo busca refletir acercar das práticas avaliativas dos professores dentro da sala de aula e as visões dos autores com relação ao processo de avaliação. Antes de abordarmos os conceitos de avaliação, precisamos compreender o seu processo histórico desde as suas primeiras práticas nas comunidades tribais até as concepções construídas na modernidade que ainda são utilizados nos dias de hoje. Os problemas da avaliação estão relacionados à concepção de ensino e aprendizagem, aplicadas na escola que muitas vezes reduz o processo avaliativo à aplicação de provas e testes no final de meses, bimestres ou semestres. Uma das soluções alternativas para este problema seria trabalhar avaliação em seu caráter diagnóstico onde professor e alunos atuam endereçando à ação de avaliar a um processo amoroso e inclusivo e não punitivo e excludente, sendo necessário diversificar a prática avaliativa. A metodologia utilizada no artigo se deu por base de um estudo de caso análise das avaliações aplicadas na turma do 3° ano do ensino fundamental da escola da rede municipal da cidade de Parnaíba. Espera-se que com esse trabalho, os professores aprimorem sua prática avaliativa.