O número de idosos no mundo tem sido crescente nos últimos anos, onde o Brasil está incluso, em consequência disto surge à necessidade de maior compreensão sobre o envelhecimento e a melhor qualificação da assistência aos idosos em todos os níveis de atenção a saúde. Logo, entende-se a importância da preparação dos futuros profissionais de saúde desde a graduação, tendo nas atividades práticas supervisionadas a possibilidade de desenvolver o cuidado de enfermagem de maneira crítica e reflexiva. Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades práticas supervisionadas desenvolvidas pela disciplina Intervenção e Gerenciamento de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Pessoa Adulta e Idosa I em instituição de longa permanência durante o mês de abril de 2017, na cidade de Maceió – AL. As atividades foram realizadas por seis acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, com supervisão da professora responsável pela disciplina onde foram desenvolvidos cuidados de enfermagem como: a higiene (banho, higiene oral), a alimentação (supervisão e auxílio a idosos dependentes), coleta de sangue para realização de exames, troca de curativos, evolução e anotação de enfermagem, aplicação da Edmonton Frail Scale (EFS) e do Mini Exame do estado mental (MEEM) e ainda atividades recreativas com os idosos. A realização destas atividades foi significativa na construção do conhecimento teórico e prático das acadêmicas de enfermagem, já que a instituição que apresenta uma rotina diferenciada e que precisa de equipe multiprofissional que desenvolva uma atenção integral aos idosos institucionalizados. Também fez com que as mesmas avaliassem a qualidade do serviço prestado, elencando os pontos positivos e negativos ocorridos no serviço, bem como o que é necessário para melhorar a sua futura prática profissional, buscando a construção de um profissional que preste uma assistência qualificada, individualizada e integral.