Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ALÉM DOS MUROS DA FACULDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EMPODERAMENTO, ENVELHECIMENTO. Pôster (PO) AT-15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34766
    "edicao_id" => 76
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 2644
    "titulo" => "PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ALÉM DOS MUROS DA FACULDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A educação popular em saúde deve ser construída com os indivíduos e não para eles, estando direcionada a promover autonomia das pessoas, participação popular e respeito as desigualdades, objetivando mudanças na comunidade em que atua e permitindo ao indivíduo possuir um novo senso de responsabilidade que o faça agente ativo da saúde individual e coletiva e não apenas mero paciente a espera de cuidados. Não deve ser restrita a uma faixa etária específica, entretanto a sua relevância para os idosos chama atenção, pois o aumento da longevidade leva a um envelhecimento populacional e a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e do envelhecimento saudável. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência com o projeto em educação popular em saúde, desenvolvido na Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE). Trata-se de um estudo descritivo, cuja abordagem foi qualitativa e a modalidade do tipo relato de experiência. O projeto é composto por professores das áreas de enfermagem e sociologia e por estudantes de medicina da FAMENE. O público alvo são os usuários, em sua maioria idosos, da Unidade de Saúde da Família Ipiranga. As mulheres compõem a maior parte do projeto. Os encontros são semanais e nas reuniões são debatidos os principais agravos à população analisada. Os idosos que frequentam o projeto relatam certo isolamento social, tendo os encontros semanais como um mecanismo de escape dessa realidade. Aquele que, na vida adulta, possuía uma rotina mais ativa é “forçado” a abdicar de determinadas atividades, perdendo o contato com o mundo extradomiciliar. Essa quebra abrupta da rotina e a diminuição da rede de amizades podem piorar as patologias dos idosos ou gerar novas incapacidades no seu estilo de vida. As estratégias utilizadas para promover o envelhecimento saudável são baseadas na educação popular em saúde, promovendo a inserção da pessoa idosa em grupos, o que possibilita uma transformação da sua realidade e incentiva a melhorar sua saúde. Uma das idosas do projeto era aposentada e relatou uma vida solitária. Com a ajuda da oficina de artesanato, ela descobriu uma habilidade em bordar tapetes que acabou se tornando forma de renda, além de retirá-la do isolamento social. Quanto ao vínculo que foi desenvolvido entre os idosos e extensionistas, as reuniões regulares foram essenciais, pois em virtude delas, desenvolvia-se uma situação de empoderamento por parte de todos os envolvidos. Tais situações foram gratificantes para continuidade do projeto, por reforçarem a ideia de que a educação popular em saúde é o caminho para melhorar a qualidade de vida. O Projeto Educação Popular em Saúde demonstra resultados significativos para a capacitação e troca de experiência entre professores, alunos e idosos participantes, estabelecendo um cuidado maior com a saúde, de maneira co-participativa e consciente. Sua maior influência é vincular a comunidade à prevenção, acompanhando velhos hábitos e sugerindo novos, além de facilitar o tratamento de patologias já existentes. Além disso, cria um ambiente sociável que estimula novas amizades, ideias, atividades prazerosas e principalmente, aprendizado constante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EMPODERAMENTO, ENVELHECIMENTO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA15_ID2644_16102017210851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS LOPES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS FERNANDES"
    "autor_email" => "lucaslfernandes1412@gmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA (FAMENE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais V CIEH"
    "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017"
    "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg"
    "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34766
    "edicao_id" => 76
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 2644
    "titulo" => "PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ALÉM DOS MUROS DA FACULDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A educação popular em saúde deve ser construída com os indivíduos e não para eles, estando direcionada a promover autonomia das pessoas, participação popular e respeito as desigualdades, objetivando mudanças na comunidade em que atua e permitindo ao indivíduo possuir um novo senso de responsabilidade que o faça agente ativo da saúde individual e coletiva e não apenas mero paciente a espera de cuidados. Não deve ser restrita a uma faixa etária específica, entretanto a sua relevância para os idosos chama atenção, pois o aumento da longevidade leva a um envelhecimento populacional e a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e do envelhecimento saudável. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência com o projeto em educação popular em saúde, desenvolvido na Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE). Trata-se de um estudo descritivo, cuja abordagem foi qualitativa e a modalidade do tipo relato de experiência. O projeto é composto por professores das áreas de enfermagem e sociologia e por estudantes de medicina da FAMENE. O público alvo são os usuários, em sua maioria idosos, da Unidade de Saúde da Família Ipiranga. As mulheres compõem a maior parte do projeto. Os encontros são semanais e nas reuniões são debatidos os principais agravos à população analisada. Os idosos que frequentam o projeto relatam certo isolamento social, tendo os encontros semanais como um mecanismo de escape dessa realidade. Aquele que, na vida adulta, possuía uma rotina mais ativa é “forçado” a abdicar de determinadas atividades, perdendo o contato com o mundo extradomiciliar. Essa quebra abrupta da rotina e a diminuição da rede de amizades podem piorar as patologias dos idosos ou gerar novas incapacidades no seu estilo de vida. As estratégias utilizadas para promover o envelhecimento saudável são baseadas na educação popular em saúde, promovendo a inserção da pessoa idosa em grupos, o que possibilita uma transformação da sua realidade e incentiva a melhorar sua saúde. Uma das idosas do projeto era aposentada e relatou uma vida solitária. Com a ajuda da oficina de artesanato, ela descobriu uma habilidade em bordar tapetes que acabou se tornando forma de renda, além de retirá-la do isolamento social. Quanto ao vínculo que foi desenvolvido entre os idosos e extensionistas, as reuniões regulares foram essenciais, pois em virtude delas, desenvolvia-se uma situação de empoderamento por parte de todos os envolvidos. Tais situações foram gratificantes para continuidade do projeto, por reforçarem a ideia de que a educação popular em saúde é o caminho para melhorar a qualidade de vida. O Projeto Educação Popular em Saúde demonstra resultados significativos para a capacitação e troca de experiência entre professores, alunos e idosos participantes, estabelecendo um cuidado maior com a saúde, de maneira co-participativa e consciente. Sua maior influência é vincular a comunidade à prevenção, acompanhando velhos hábitos e sugerindo novos, além de facilitar o tratamento de patologias já existentes. Além disso, cria um ambiente sociável que estimula novas amizades, ideias, atividades prazerosas e principalmente, aprendizado constante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EMPODERAMENTO, ENVELHECIMENTO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA15_ID2644_16102017210851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS LOPES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS FERNANDES"
    "autor_email" => "lucaslfernandes1412@gmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA (FAMENE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais V CIEH"
    "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017"
    "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg"
    "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação popular em saúde deve ser construída com os indivíduos e não para eles, estando direcionada a promover autonomia das pessoas, participação popular e respeito as desigualdades, objetivando mudanças na comunidade em que atua e permitindo ao indivíduo possuir um novo senso de responsabilidade que o faça agente ativo da saúde individual e coletiva e não apenas mero paciente a espera de cuidados. Não deve ser restrita a uma faixa etária específica, entretanto a sua relevância para os idosos chama atenção, pois o aumento da longevidade leva a um envelhecimento populacional e a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e do envelhecimento saudável. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência com o projeto em educação popular em saúde, desenvolvido na Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE). Trata-se de um estudo descritivo, cuja abordagem foi qualitativa e a modalidade do tipo relato de experiência. O projeto é composto por professores das áreas de enfermagem e sociologia e por estudantes de medicina da FAMENE. O público alvo são os usuários, em sua maioria idosos, da Unidade de Saúde da Família Ipiranga. As mulheres compõem a maior parte do projeto. Os encontros são semanais e nas reuniões são debatidos os principais agravos à população analisada. Os idosos que frequentam o projeto relatam certo isolamento social, tendo os encontros semanais como um mecanismo de escape dessa realidade. Aquele que, na vida adulta, possuía uma rotina mais ativa é “forçado” a abdicar de determinadas atividades, perdendo o contato com o mundo extradomiciliar. Essa quebra abrupta da rotina e a diminuição da rede de amizades podem piorar as patologias dos idosos ou gerar novas incapacidades no seu estilo de vida. As estratégias utilizadas para promover o envelhecimento saudável são baseadas na educação popular em saúde, promovendo a inserção da pessoa idosa em grupos, o que possibilita uma transformação da sua realidade e incentiva a melhorar sua saúde. Uma das idosas do projeto era aposentada e relatou uma vida solitária. Com a ajuda da oficina de artesanato, ela descobriu uma habilidade em bordar tapetes que acabou se tornando forma de renda, além de retirá-la do isolamento social. Quanto ao vínculo que foi desenvolvido entre os idosos e extensionistas, as reuniões regulares foram essenciais, pois em virtude delas, desenvolvia-se uma situação de empoderamento por parte de todos os envolvidos. Tais situações foram gratificantes para continuidade do projeto, por reforçarem a ideia de que a educação popular em saúde é o caminho para melhorar a qualidade de vida. O Projeto Educação Popular em Saúde demonstra resultados significativos para a capacitação e troca de experiência entre professores, alunos e idosos participantes, estabelecendo um cuidado maior com a saúde, de maneira co-participativa e consciente. Sua maior influência é vincular a comunidade à prevenção, acompanhando velhos hábitos e sugerindo novos, além de facilitar o tratamento de patologias já existentes. Além disso, cria um ambiente sociável que estimula novas amizades, ideias, atividades prazerosas e principalmente, aprendizado constante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.