No período conhecido como Primeira República, o semiárido brasileiro nordestino serviu de palco principal para atuação da figura do coronel. Em contrapartida existiam os cangaceiros, considerados por muitos como os defensores do povo das injustiças cometidas por esses senhores da terra na época, enquanto para outros se conformam na representação de bandidos, pois roubavam, torturavam, sequestravam e matavam. O cangaço transformou homens em mitos e em bandidos famosos e a saga desse movimento, presente no imaginário social, foi divulgada por meio de várias produções, que alimentaram e alimentam a dualidade herói/bandido atribuída aos cangaceiros. Assim, faz-se importante discutir com o aluno da Educação Básica, quando é ministrado o assunto “Primeira República”, as construções históricas empreendidas em torno da figura do cangaço/cangaceiro/Lampião, estimulando-os a refletir criticamente, dando a possibilidade dos mesmos também construírem suas versões do passado. O material didático escolhido para o aluno ressignificar o assunto histórico desdobrou-se na paródia musical, por esta atuar como agente motivador da aprendizagem, estimular a reflexão crítica do aluno com a presença da criatividade e do humor, bem como por desenvolver a leitura e a escrita – capacidades inerentes a aprendizagem eficaz. Dito isto, o objetivo por meio do trabalho é relatar uma experiência com a produção de paródias musicais – sobre o assunto histórico cangaço – enquanto ferramenta didática que aproxima a área do saber do aluno e consequentemente a motivação deste para aprender, e desenvolve o seu senso crítico, a criatividade, o humor, a leitura e a escrita, promovendo a aprendizagem significativa. O descrito se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no ano de 2017. Os resultados alcançados através da experiência relatada apontaram que a paródia musical instiga os alunos a aprender História e desenvolve nos mesmos, habilidades e competências para um aprendizado com propriedade – a reflexão crítica com criatividade e humor, bem como a leitura e a escrita – configurando a paródia musical como uma ferramenta didática que proporciona um aprendizado de forma prática e dinâmica com o engajamento do aluno.