PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS LOCAIS E CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33714 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 2241 "titulo" => "PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS LOCAIS E CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O processo de colonização e exploração que muitas culturas sofreram explica a supremacia dos conhecimentos científicos escolarizados sobre os conhecimentos locais. Partindo da premissa de que a relação entre esses dois tipos de conhecimento encontra no ambiente escolar um local propício ao seu desenvolvimento, o objetivo do trabalho foi realizar uma revisão sistemática dos artigos científicos que estabeleceram essa relação no contexto de ensino-aprendizagem, nas principais bases de pesquisa científica. Para isso, foram realizadas buscas combinadas entre termos associados aos campos da Etnobiologia e da Educação nas seguintes bases de pesquisa: Web of Science, Scopus, Science Direct e Scielo. Como resultado final, foram identificados 32 artigos dentro desta perspectiva. A base Science Direct apresentou-se como principal fonte de informações (com 52% dos resultados), a língua inglesa como predominante (presente em 94% dos artigos) e o ano de 1997 como marco do início das informações nesta perspectiva. Conclui-se que o campo de pesquisa em que se analisa a relação entre os conhecimentos científicos e outras formas de conhecimento no âmbito escolar ainda se encontra incipiente nas bases científicas. A base Science Direct (com maior quantidade e periodicidade de artigos), consolida-se como importante fonte de busca. Existe a necessidade do domínio da língua inglesa para uma melhor compreensão e entendimento das pesquisas neste cenário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "REVISÃO DE LITERATURA, BASES DE PESQUISA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA1_ID2241_23102017195006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA SOTERO " "autor_nome_curto" => "CAROL SOTERO " "autor_email" => "carol.sotero@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33714 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 2241 "titulo" => "PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS LOCAIS E CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O processo de colonização e exploração que muitas culturas sofreram explica a supremacia dos conhecimentos científicos escolarizados sobre os conhecimentos locais. Partindo da premissa de que a relação entre esses dois tipos de conhecimento encontra no ambiente escolar um local propício ao seu desenvolvimento, o objetivo do trabalho foi realizar uma revisão sistemática dos artigos científicos que estabeleceram essa relação no contexto de ensino-aprendizagem, nas principais bases de pesquisa científica. Para isso, foram realizadas buscas combinadas entre termos associados aos campos da Etnobiologia e da Educação nas seguintes bases de pesquisa: Web of Science, Scopus, Science Direct e Scielo. Como resultado final, foram identificados 32 artigos dentro desta perspectiva. A base Science Direct apresentou-se como principal fonte de informações (com 52% dos resultados), a língua inglesa como predominante (presente em 94% dos artigos) e o ano de 1997 como marco do início das informações nesta perspectiva. Conclui-se que o campo de pesquisa em que se analisa a relação entre os conhecimentos científicos e outras formas de conhecimento no âmbito escolar ainda se encontra incipiente nas bases científicas. A base Science Direct (com maior quantidade e periodicidade de artigos), consolida-se como importante fonte de busca. Existe a necessidade do domínio da língua inglesa para uma melhor compreensão e entendimento das pesquisas neste cenário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "REVISÃO DE LITERATURA, BASES DE PESQUISA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA1_ID2241_23102017195006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA SOTERO " "autor_nome_curto" => "CAROL SOTERO " "autor_email" => "carol.sotero@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }