Após a Revolução Industrial, a interação do homem com o meio ambiente passou a ser mais impactante. E com o passar do tempo, essa interação entre homem, meio ambiente e economia além de impactante, passou a ser conflituosa, devido aos níveis acrescidos de desigualdades sociais e de descargas ambientais negativos, resultantes das atividades que sustentavam a forma de desenvolvimento que fomentava a sociedade. E após os efeitos nocivos das ações humanas na 2º Guerra Mundial, discussões passaram a ser colocadas “em mesa” entre grandes estudiosos, políticos e população para entender a necessidade da existência de uma nova forma de desenvolvimento atrelado à sustentabilidade e de um processo de construção de um pensamento consciente e de um “sentimento” de responsabilidade socioambiental do homem para com o meio em que está inserido e para com si mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo qualitativo e quantitativo para avaliar a existência da Educação Ambiental como transversal em uma escola municipal da cidade de João Pessoa, Paraíba. No Brasil, a Educação Ambiental ganhou destaque a partir da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, sendo essa trazida como fundamental ferramenta para a estruturação da consciência humana, tendo como base essa responsabilidade socioambiental, que é tão fundamental para a evolução de uma “possível” sociedade mais sustentável. Esta pesquisa foi realizada por meio de observações in loco, debates e com a aplicação de questionários com quarenta e sete (47) alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal para melhor fundamentar o estudo. Foi verificado a deficiência na abordagem da Educação Ambiental e assuntos e temas que estejam ligados ao meio ambiente e sua preservação, podendo este ser o motivo da falta de interesse de parte dos alunos em assuntos relacionados Educação Ambiental. Fazendo-se fundamental por parte da escola a reestruturação do processo de ensino a fim de incorporar a temática ambiental dentro da sala de aula.