EXISTÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO
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E após os efeitos nocivos das ações humanas na 2º Guerra Mundial, discussões passaram a ser colocadas “em mesa” entre grandes estudiosos, políticos e população para entender a necessidade da existência de uma nova forma de desenvolvimento atrelado à sustentabilidade e de um processo de construção de um pensamento consciente e de um “sentimento” de responsabilidade socioambiental do homem para com o meio em que está inserido e para com si mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo qualitativo e quantitativo para avaliar a existência da Educação Ambiental como transversal em uma escola municipal da cidade de João Pessoa, Paraíba. No Brasil, a Educação Ambiental ganhou destaque a partir da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, sendo essa trazida como fundamental ferramenta para a estruturação da consciência humana, tendo como base essa responsabilidade socioambiental, que é tão fundamental para a evolução de uma “possível” sociedade mais sustentável. Esta pesquisa foi realizada por meio de observações in loco, debates e com a aplicação de questionários com quarenta e sete (47) alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal para melhor fundamentar o estudo. Foi verificado a deficiência na abordagem da Educação Ambiental e assuntos e temas que estejam ligados ao meio ambiente e sua preservação, podendo este ser o motivo da falta de interesse de parte dos alunos em assuntos relacionados Educação Ambiental. 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