O intuito deste trabalho é, através do aluno-monitor, estreitar a relação dos discentes com a disciplina de Ecologia, ofertada no primeiro semestre do curso de Bacharelado em geografia no CERES/UFRN em Caicó/RN, ajudando a compreender como se dão as relações entre os seres na sua comunidade e com o meio ambiente onde estão inseridos, tendo como base os princípios da ciência ecológica, no tocante aos seus fatores e aspectos físicos do ambiente, bem como ampliar a visão dos alunos no que diz respeito ao meio em que se vivem, envolvendo a sociedade de modo a contribuir com a mesma. Facilitando a apreensão do conteúdo exposto para os alunos em sala de aula, desenvolvendo metodologias que propiciem ao professor repassar com dinamicidade os temas das disciplinas, auxiliando no aprofundamento dos estudos por parte dos alunos, bem como acompanhando os alunos das turmas-alvo, na realização de pesquisas de campo/laboratório, como também na preparação e organização de aulas práticas e na seleção de material para estudos, experiências, coletas, organização de seminários e apresentação dos resultados além de fornecer um suporte, por parte dos alunos-monitores, ao professor-orientador, no que diz respeito à realização de aulas de revisão para os alunos que não atingirem a meta proposta. A disciplina englobada nesse projeto esteve estreitamente relacionada em termos de sua interdependência quantos aos aspectos teóricos e práticos dos conteúdos ministrados. Para a realização e obtenção de resultados satisfatórios nas turmas nas quais é ofertada, é evidente a necessidade de atuação coordenada e grupal de uma equipe docente, onde a figura e a atuação do professor estariam seriamente relacionadas com a do aluno-monitor. Assim, o projeto beneficiou tanto os alunos-monitorados, quanto o aluno-monitor, uma vez que contribuiu para uma melhor aprendizagem dos alunos e na formação acadêmica do aluno-monitor quando futuro docente.