Este trabalho objetiva averiguar as possibilidades e desafios na integração da Universidade Estadual da Paraíba com movimentos sociais do campo, neste caso o MST e o Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira – CFEJPT. A discussão se pauta nas ações realizadas em conjunto, discutindo ainda planos futuros e caminhos para a consolidação da parceria. O trabalho surgiu da proposta de vivência de educandos de agroecologia no centro, logo despertou-se a curiosidade sobre alguns fatos, assim foi realizada uma entrevista semiestruturada com a líder do centro, Dilei. Na entrevista foi possível identificar a relação existente entre o campus II da UEPB e o centro de formação desde sua gênese. Algumas ações já são realizadas em conjunto e outras ainda estão em fase de planejamento. Entre a ações futuras temo a integração da universidade, centro de formação e Lar do Garoto, as três instituições vizinha em Lagoa Seca. A proposta é pautada em práticas educativas com professores e alunos da Graduação de Agroecologia no Campus II, que podem atuar inclusive na educação e ressocialização dos menores, partindo do pressuposto de que, as estratégias acabam modificando a vida dos menores (sistema prisional) por serem praticas estratégias didáticas realizadas no local. Nesse sentido, busca-se caracterizar as práticas docentes desenvolvidas em prisões, reconhecendo as especificidades do ensino, pesquisa e extensão na modalidade escolar.