A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33038 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 436 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO" "resumo" => """ Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\n O trabalho surgiu da inquietação por saber se os professores de Geografia da Rede Pública de Pernambuco, mais precisamente no EREM – Santos Dumont utilizam as fotografias existentes no Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido.\r\n Meyer (2001) concluiu através de investigações, análises e pesquisas que os alunos podem aprender de forma mais profunda a partir de mensagens compostas por palavras e imagens, do que a partir de vários modos tradicionais de comunicação que envolva apenas palavras, que também possui seu valor, sendo até, em muitos casos, extremamente necessário.\r\n A fotografia aparece como um importante instrumento de auxílio no ensino da Geografia, até como utilização de fonte histórica, pois pode ajudar a ver a paisagem de uma outra maneira e ajudar o aluno a ver o mundo além da sala de aula. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\n Pierre Monbeig (1957) aponta uma das grandes importâncias do ensino da Geografia é aquela que o aluno carrega, como por exemplo senso de realidade e sentimento de evolução. Também deixa claro que tais aspectos "não são apenas aquisição da inteligência, mas poderosos auxiliares que positivam as qualidades morais” (MONBEIG, P. 1957, p.12).\r\n O livro “Geografia contextos e redes” é o livro utilizado nas escolas da rede pública da cidade do Recife. O livro está de acordo com o PCN, porém e segue uma linha lógica para a compreensão e continuidade do estudo. Na elaboração deste artigo buscou-se fundamentar a importância da forma como as fotografias, referentes ao Semiárido são utilizadas no livro didático “Geografia Contextos E Redes” que faz parte do material disponível na EREM - Santos Dumont para tal será necessário realizar pesquisa empírica.\r\n A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.Além de um poderoso instrumento didático, a fotografia é algo, quase que, imprescindível para a real compreensão de diversos aspectos da geografia, e, apesar do livro ser bom para dar direções do estudo da Geografia, apresentar boas imagens, o semiárido brasileiro não foi contemplado como deveria. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, FOTOGRAFIA, GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID350_02102017182541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DOS SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS" "autor_email" => "marcelosantosdias09@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33038 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 436 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO" "resumo" => """ Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\n O trabalho surgiu da inquietação por saber se os professores de Geografia da Rede Pública de Pernambuco, mais precisamente no EREM – Santos Dumont utilizam as fotografias existentes no Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido.\r\n Meyer (2001) concluiu através de investigações, análises e pesquisas que os alunos podem aprender de forma mais profunda a partir de mensagens compostas por palavras e imagens, do que a partir de vários modos tradicionais de comunicação que envolva apenas palavras, que também possui seu valor, sendo até, em muitos casos, extremamente necessário.\r\n A fotografia aparece como um importante instrumento de auxílio no ensino da Geografia, até como utilização de fonte histórica, pois pode ajudar a ver a paisagem de uma outra maneira e ajudar o aluno a ver o mundo além da sala de aula. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\n Pierre Monbeig (1957) aponta uma das grandes importâncias do ensino da Geografia é aquela que o aluno carrega, como por exemplo senso de realidade e sentimento de evolução. Também deixa claro que tais aspectos "não são apenas aquisição da inteligência, mas poderosos auxiliares que positivam as qualidades morais” (MONBEIG, P. 1957, p.12).\r\n O livro “Geografia contextos e redes” é o livro utilizado nas escolas da rede pública da cidade do Recife. O livro está de acordo com o PCN, porém e segue uma linha lógica para a compreensão e continuidade do estudo. Na elaboração deste artigo buscou-se fundamentar a importância da forma como as fotografias, referentes ao Semiárido são utilizadas no livro didático “Geografia Contextos E Redes” que faz parte do material disponível na EREM - Santos Dumont para tal será necessário realizar pesquisa empírica.\r\n A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.Além de um poderoso instrumento didático, a fotografia é algo, quase que, imprescindível para a real compreensão de diversos aspectos da geografia, e, apesar do livro ser bom para dar direções do estudo da Geografia, apresentar boas imagens, o semiárido brasileiro não foi contemplado como deveria. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, FOTOGRAFIA, GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID350_02102017182541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DOS SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS" "autor_email" => "marcelosantosdias09@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }