Este artigo apresenta uma reflexão sobre a leitura e a escrita mediante os processos de alfabetização e letramento, refletindo sobre seus conceitos e significados, no seu contexto de desenvolvimento e na relação entre teoria e prática. Esse estudo pretende compartilhar a experiência na docência realizada no Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina-PI, por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, no estágio ficavam quatro bolsistas nas aulas (eixo prático pedagógico), quatro à tarde (atividades de monitoria) e eixo atividades complementares/ reunião. Está fundamentado em Marcuschi (2007), Maciel; Lúcio (2008), Brasil (1999), Soares (2004) e Soares (2007), Jouve (2002) sobre leitura, os outros autores trazem o entendimento desses processos, seu significado. Para Marcuschi (2007) a alfabetização é um aprendizado mediante ensino, e compreende o domínio das habilidades de ler e escrever, enquanto o letramento é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários, por isso, é um conjunto de práticas sociais. O primeiro compreende a saber ler e escrever, já o segundo compreende a saber fazer uso dessas aprendizagens.