VIVÊNCIAS E ENCAMENTOS DA LAPIC - LIGA ACADÊMICA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 32063 "edicao_id" => 72 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 1 "titulo" => "VIVÊNCIAS E ENCAMENTOS DA LAPIC - LIGA ACADÊMICA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES" "resumo" => "As práticas integrativas e complementares (PIC) podem ser definidas como práticas que assistem à saúde do indivíduo, família e comunidade. Buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e promoção da saúde, por meio, de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Objetivo: Descrever as experiências, encantamentos vivenciados e atividades realizadas na LAPIC - Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás–Regional Catalão- GO. Metodologia: Relato de experiência da LAPIC, a qual iniciou suas atividades no ano de 2014, e é desenvolvida por meio de encontros quinzenais (duração de três horas), com os participantes e membros da diretoria (professores, estudantes, colaboradores externos) para avaliar a ação e atividades propostas. Resultados e Discussão: Participam da liga, aproximadamente 25 participantes, entre alunos do curso de enfermagem, educação física, psicologia, ciências sociais, enfermeiros e pessoas da comunidade interessados na área. Já foram realizadas discussões sobre as diversas PIC, suas filosofias, finalidades; oferecidos cursos de iniciação em reiki nível I e II, capacitações em massagens shantala, realizadas visitas técnicas a locais que trabalham com as PIC, desenvolvido pesquisas, projetos de extensão e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Considerações Finais: Com a implantação da LAPIC, percebeu-se maior interesse dos alunos em buscar formação nas PIC, bem como realizar pesquisas e atividades de extensão nesta área. Os participantes descrevem que um dos encantos da liga é que proporciona um espaço acolhedor, de autocuidado, trocas de experiências, e que os auxilia a buscar e encontrar bem-estar nas suas diversas dimensões, seja ela física, emocional, energética e espiritual." "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Expandido" "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação" "palavra_chave" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, LIGA ACADÊMICA, UNIVERSIDADE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD4_SA2_ID1_01072017163933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CALÍOPE PILGER" "autor_nome_curto" => "CALÍOPE" "autor_email" => "caliopepilger@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-congrepics" "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017" "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png" "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 46 "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS" "publicacao_codigo" => "2594-8334" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 32063 "edicao_id" => 72 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 1 "titulo" => "VIVÊNCIAS E ENCAMENTOS DA LAPIC - LIGA ACADÊMICA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES" "resumo" => "As práticas integrativas e complementares (PIC) podem ser definidas como práticas que assistem à saúde do indivíduo, família e comunidade. Buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e promoção da saúde, por meio, de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Objetivo: Descrever as experiências, encantamentos vivenciados e atividades realizadas na LAPIC - Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás–Regional Catalão- GO. Metodologia: Relato de experiência da LAPIC, a qual iniciou suas atividades no ano de 2014, e é desenvolvida por meio de encontros quinzenais (duração de três horas), com os participantes e membros da diretoria (professores, estudantes, colaboradores externos) para avaliar a ação e atividades propostas. Resultados e Discussão: Participam da liga, aproximadamente 25 participantes, entre alunos do curso de enfermagem, educação física, psicologia, ciências sociais, enfermeiros e pessoas da comunidade interessados na área. Já foram realizadas discussões sobre as diversas PIC, suas filosofias, finalidades; oferecidos cursos de iniciação em reiki nível I e II, capacitações em massagens shantala, realizadas visitas técnicas a locais que trabalham com as PIC, desenvolvido pesquisas, projetos de extensão e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Considerações Finais: Com a implantação da LAPIC, percebeu-se maior interesse dos alunos em buscar formação nas PIC, bem como realizar pesquisas e atividades de extensão nesta área. Os participantes descrevem que um dos encantos da liga é que proporciona um espaço acolhedor, de autocuidado, trocas de experiências, e que os auxilia a buscar e encontrar bem-estar nas suas diversas dimensões, seja ela física, emocional, energética e espiritual." "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Expandido" "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação" "palavra_chave" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, LIGA ACADÊMICA, UNIVERSIDADE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD4_SA2_ID1_01072017163933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CALÍOPE PILGER" "autor_nome_curto" => "CALÍOPE" "autor_email" => "caliopepilger@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-congrepics" "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017" "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png" "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 46 "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS" "publicacao_codigo" => "2594-8334" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }