VÍDEO SUBSIDIA FORMAÇÃO EM PICS
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A proposta dessas experiências formativas está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC's) e tem como perspectiva metodológica os princípios da Política Nacional em Educação Popular em Saúde (PNEPS/SUS). Nesse sentido, tal trajetória tem promovido outros modos de pensar e fazer saúde, pautados na educação popular, integralidade e valorização dos saberes tradicionais. Para tanto, enquanto recurso metodológico apresentará um documentário produzido a partir dessas experiências que relatam as trajetórias de cuidado. O objetivo é produzir problematizações frente à formação, utilizando o recurso audiovisual como ferramenta mobilizadora de debates e reflexão a partir do registro da nossa história.\r\n Objetivos: O objetivo é produzir problematizações frente à formação, utilizando o recurso audiovisual como ferramenta mobilizadora de debates e reflexão a partir do registro da nossa história.\r\n Metodologia: O vídeo se apresenta como um documentário produzido a partir de experiências que relatam as trajetórias de cursos realizados em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Movimento Popular de Saúde do Estado de Sergipe e a ANEPS ( Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde). A utilização do material é realizada em eventos tais como seminários, encontros, rodas de conversas, após a apresentação do vídeo promove-se o debate e a discussão pautados na educação popular, integralidade e valorização dos saberes tradicionais. \r\n Resultado: Foram desenvolvidos cursos de extensão, oficinas e workshops em fitoterapia, reiki, acupuntura auricular, massoterapia, dentre outros. A proposta dessas experiências formativas está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC's) e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Já são oito anos de cursos, em média de duzentos alunos anualmente. E são vários municípios que já vem desenvolvendo essas práticas nas unidades de saúde.\r\n Conclusão:\r\n O material de comunicação contribui sobremaneira com a disseminação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares, gerando motivação e expectativas que se transformam em ação para implantação dessas práticas nos serviços de saúde.\r\n Referências Bibliográficas:\r\n MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 2.761, de 19 de Novembro de 2013 Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Âmbito do Sistema Único de Saúde (Pneps-SUS). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html\r\n MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução n° 11, de 17 de janeiro de 2017 que estabelece o Plano Operativo (PO) PNEPS-SUS. http://portalsaude.saude.gov.br/index. \r\n Php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/sgep-noticias/27370-politica-nacional-de-educacao-popular-em-saude-tem-plano-operativo-aprovado\r\n \r\n COMUNICAÇÃO E SAÚDE. Araújo IS, Cardoso JM. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. 152 p. (Coleção Temas em Saúde). ISBN: 978-85-7541-125-4\r\n \r\n CAD. SAÚDE PÚBLICA vol.24 no. 5 Rio de Janeiro May 2008\r\n http://dx.doi.org/10. 1590/S0102-311X2008000500032\r\n \r\n Palavra chave: Educação Popular em Saúde, Formação em PICS e Comunicação em Saúde. 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