A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO IDOSO
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Dessa forma, uma das possibilidades de garantir o bem-estar da pessoa idosa é reconhecer sua capacidade de aprendizagem e oferecer ampliações cognitivas cada vez mais elevadas. Sob este enfoque, o objetivo deste trabalho é discutir a relação existente entre a teoria vigotskiana e a pessoa idosa, visando estimular o conhecimento e a responsabilidade social no campo do envelhecimento humano. Observa-se que a aprendizagem tem sido objeto de estudo desde a antiguidade, onde filósofos e pensadores já se preocupavam em compreender sua natureza, características e fatores que a determinam. Assim, é sabido que o idoso não para de aprender, e sim renova as formas de assimilação e captação de informações e nem sempre necessita de um mediador “mais velho”, mas de alguém com um conhecimento diferente ou superior. Dessa forma, a teoria sociointeracionista postulada por Vygotsky (1994) foi empregada nesse trabalho para compreender o processo de aprendizagem dos idosos, onde organismo e meio exercem ação recíproca acarretando mudanças no indivíduo. Partindo da perspectiva da aprendizagem através das interações sociais constatou-se a necessidade de verificar como ocorre a mediação da aprendizagem nos idosos em situação de asilamento através de intervenções realizadas com uma população de 33 idosos em uma instituição asilar da cidade de João Pessoa-PB. A faixa etária variou entre 60 a 100 anos de idade, em ambos os sexos, sendo sua maioria mulheres. Os idosos foram convidados a participar voluntariamente das intervenções constituindo dessa forma uma população de amostragem acidental. 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