NUNES, Xenusa Pereira et al.. Relação entre gênero, educação física e esporte. Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/30729>. Acesso em: 22/11/2024 10:11
O estudo se justifica por permitir a reflexão e contribuir com os debates sobre as relações de poder entre gênero, na Educação Física e esporte. O artigo objetivou investigar, na literatura científica, informações que comprovassem a relação existente entre gênero, Educação Física e esporte, avaliando a existência ou não da desigualdade de gênero nesta relação. Foram selecionados artigos das bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, publicados no período de 1998 a 2017, utilizando os seguintes descritores: “gênero”, “educação física”, “esportes” e “preconceito”. Como critérios de inclusão: a) estudos originais publicados de 1998 a 2017. Como critério de exclusão: a) artigos fora do período especificado e b) relatos de caso. Dois pesquisadores independentes realizaram as buscas. No total, 16 estudos foram selecionados. Foram realizadas leituras a partir do título, passando pelo resumo e, caso atendesse aos critérios de inclusão, foi realizada a leitura completa do estudo. No caso da Educação Física, mais especificamente nas atividades esportivas, observa-se a tradição dos valores e normas masculinas dominantes que reafirmam o mito do “sexo forte” e limitam o espaço feminino, porém a identidade de gênero deve ser compreendida como uma construção e não como um destino traçado pela biologia do sexo. A Educação Física e alguns esportes marcam de forma explícita as identidades de gênero, sendo preciso encontrar caminhos que alterem esta configuração social das relações de poder entre os gêneros, diminuindo as hierarquias e estereótipos impostos socialmente, contribuindo na construção da identidade de gêneros tendo em vista a sua pluralidade.