OS PILARES DA MODERNA MASCULINIDADE: HISTÓRIA E IMPACTO NA ESFERA EDUCACIONAL
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30698 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 816 "titulo" => "OS PILARES DA MODERNA MASCULINIDADE: HISTÓRIA E IMPACTO NA ESFERA EDUCACIONAL" "resumo" => "Pesquisa realizada com homens e mulheres que atuam como Agentes Educadores de Creche (AACs) nas instituições de Educação Infantil mantidas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 2012 e 2013, ofereceu o pano de fundo para que o estudo sobre as masculinidades fosse desenvolvido. Com a aporte da historiografia, tendo como referência as experiências desenvolvidas no Ocidente, o presente trabalho destaca as contribuições de Sócrates Nolasco, Pedro Paulo Oliveira e George Mosse para problematizar alguns pilares da masculinidade, conformadores do sistema heteronormativo, que se consolidam a partir do século XVIII, baseadas, entre outros aspectos, na complementaridade do papel estipulado às mulheres e aos homens e na afirmação da virilidade masculina. É importante observar o quanto, ainda nos dias que correm, esse “modelo” repercute no cotidiano das instituições educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET32: REFLETINDO SOBRE AS MÚLTIPLAS MASCULINIDADES E SUAS INTERSEÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADES, RAÇA E CLASSE NOS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, GÊNERO, MASCULINIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA32_ID816_06082017195028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TATAGIBA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "atatagibab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30698 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 816 "titulo" => "OS PILARES DA MODERNA MASCULINIDADE: HISTÓRIA E IMPACTO NA ESFERA EDUCACIONAL" "resumo" => "Pesquisa realizada com homens e mulheres que atuam como Agentes Educadores de Creche (AACs) nas instituições de Educação Infantil mantidas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 2012 e 2013, ofereceu o pano de fundo para que o estudo sobre as masculinidades fosse desenvolvido. Com a aporte da historiografia, tendo como referência as experiências desenvolvidas no Ocidente, o presente trabalho destaca as contribuições de Sócrates Nolasco, Pedro Paulo Oliveira e George Mosse para problematizar alguns pilares da masculinidade, conformadores do sistema heteronormativo, que se consolidam a partir do século XVIII, baseadas, entre outros aspectos, na complementaridade do papel estipulado às mulheres e aos homens e na afirmação da virilidade masculina. É importante observar o quanto, ainda nos dias que correm, esse “modelo” repercute no cotidiano das instituições educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET32: REFLETINDO SOBRE AS MÚLTIPLAS MASCULINIDADES E SUAS INTERSEÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADES, RAÇA E CLASSE NOS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, GÊNERO, MASCULINIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA32_ID816_06082017195028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TATAGIBA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "atatagibab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }