ESTÁGIO E OS PROBLEMAS DE GÊNERO: DIFICULDADES E CONQUISTAS DOS ESTUDANTES DO IFBA NA BUSCA PELO ESTÁGIO CURRICULAR
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30568 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "ESTÁGIO E OS PROBLEMAS DE GÊNERO: DIFICULDADES E CONQUISTAS DOS ESTUDANTES DO IFBA NA BUSCA PELO ESTÁGIO CURRICULAR" "resumo" => "O presente trabalho procura refletir sobre como as questões de gênero podem interferir na busca por estágio no setor de Petróleo e Gás. Ao concentrar-se na temática de gênero, a pesquisa tenta explorar o modo como esse marcador social, que opera interseccionalmente com outros marcadores, afeta o processo de inserção no mercado de trabalho, em especial, no processo de conquista do estagio curricular para os estudantes do curso técnico subsequente de Petróleo e Gás Natural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Simões Filho. Para tanto, foi utilizado, como procedimento metodológico, a aplicação de um questionário virtual encaminhado aos alunos e alunas egresso(a)s do ano de 2014, semestres 2014.1 e 2014.2. A partir dos resultados obtidos é possível levantar alguns apontamentos sobre o processo de busca por estágio, entre estes é possível citar as dificuldades relacionadas ao cenário empregatício atual na área petrolífera e dificuldades relacionadas ao gênero enquanto marcador que limitou algumas alunas o acesso a vagas de estagio. Além disso, nota-se a relevância de outras questões que interferiram, ainda que indiretamente, na relação estudante-emprego como o diferencial curricular dos/as jovens e a relação com o trabalho remunerado e o trabalho doméstico. Foram utilizadas as referências teóricas de Judith Butler e Kimberlé Crenshaw, para o entendimento das relações de gênero e questões interseccionais, as referências de Maria F. Diogo, Maria F. Coutinho e Maria R. Lombardi, para fundamentar as questões do trabalho feminino em espaços masculinizados, e de Elza F. Santos, para entender a realidade do ensino profissional e a divisão sexual dos cursos. Por fim, a pesquisa utilizou o método exploratório, investigando marcadores sociais que facilitaram ou dificultaram o acesso dos alunos e alunas participantes do questionário ao estágio curricular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES" "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA22_ID1293_03082017104412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBA BANDEIRA COLAÇO" "autor_nome_curto" => "ALBA COLAÇO" "autor_email" => "albabcolaco@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30568 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "ESTÁGIO E OS PROBLEMAS DE GÊNERO: DIFICULDADES E CONQUISTAS DOS ESTUDANTES DO IFBA NA BUSCA PELO ESTÁGIO CURRICULAR" "resumo" => "O presente trabalho procura refletir sobre como as questões de gênero podem interferir na busca por estágio no setor de Petróleo e Gás. Ao concentrar-se na temática de gênero, a pesquisa tenta explorar o modo como esse marcador social, que opera interseccionalmente com outros marcadores, afeta o processo de inserção no mercado de trabalho, em especial, no processo de conquista do estagio curricular para os estudantes do curso técnico subsequente de Petróleo e Gás Natural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Simões Filho. Para tanto, foi utilizado, como procedimento metodológico, a aplicação de um questionário virtual encaminhado aos alunos e alunas egresso(a)s do ano de 2014, semestres 2014.1 e 2014.2. A partir dos resultados obtidos é possível levantar alguns apontamentos sobre o processo de busca por estágio, entre estes é possível citar as dificuldades relacionadas ao cenário empregatício atual na área petrolífera e dificuldades relacionadas ao gênero enquanto marcador que limitou algumas alunas o acesso a vagas de estagio. Além disso, nota-se a relevância de outras questões que interferiram, ainda que indiretamente, na relação estudante-emprego como o diferencial curricular dos/as jovens e a relação com o trabalho remunerado e o trabalho doméstico. Foram utilizadas as referências teóricas de Judith Butler e Kimberlé Crenshaw, para o entendimento das relações de gênero e questões interseccionais, as referências de Maria F. Diogo, Maria F. Coutinho e Maria R. Lombardi, para fundamentar as questões do trabalho feminino em espaços masculinizados, e de Elza F. Santos, para entender a realidade do ensino profissional e a divisão sexual dos cursos. Por fim, a pesquisa utilizou o método exploratório, investigando marcadores sociais que facilitaram ou dificultaram o acesso dos alunos e alunas participantes do questionário ao estágio curricular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES" "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA22_ID1293_03082017104412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBA BANDEIRA COLAÇO" "autor_nome_curto" => "ALBA COLAÇO" "autor_email" => "albabcolaco@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }