Este trabalho deriva de uma pesquisa em andamento e tem por objetivo a análise do projeto pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tomando como referência as temáticas contemporâneas de gênero. Essa análise dialoga com a importância do debate sobre os direitos humanos no ensino superior e a centralidade do debate de gênero na formação dos estudantes do campo da saúde, com impactos na sua trajetória acadêmica, formação social e futura atuação profissional. A produção dos dados dessa pesquisa resultou da análise do projeto pedagógico do curso e de entrevistas com a presidente do núcleo docente estruturante (NDE), componente da equipe responsável pela elaboração deste projeto. Os resultados da análise documental apontam para uma formação ampla e que contempla as diversidades, como preconiza a educação para os direitos humanos, mas identificamos que os conceitos utilizados no corpo do texto não atendem às concepções mais recentes ligadas à temática do gênero. Assim, apesar do projeto pedagógico prever uma formação liberal com foco no combate à discriminação e o respeito à diversidade, o texto do projeto exige modificações conceituais importantes que irão impactar as práticas docentes ao longo dos anos de formação dos estudantes.