O objetivo deste artigo é sistematizar, em termos metodológicos, a literatura específica sobre corpo, gênero, sexualidades e educação, identificando o processo metodológico que produziu os diferentes padrões de explicação encontrados nessa literatura, para a introdução dessas temáticas na formação de professores visando à desestabilização das normatizações, classificações e hierarquizações. Utilizando a meta-análise como procedimento metodológico colocamos diferentes estudos num mesmo banco para análise de seus resultados. Na coleta dos artigos foram utilizados alguns critérios de exclusão/inclusão como o período de publicação (2010-2014), ser da área de Ciência humanas, entre outros. No que se refere à coleta de informações de cada estudo utilizamos: (1) número de casos analisados; (2) tipo de técnicas utilizadas; (3) principais resultados obtidos. Assim, 23 artigos satisfizeram todos os critérios pré-estabelecidos. Como resultados foi encontrado que, 38,65% dos artigos estão publicados no campo da Educação, a maior parte das pesquisas utilizaram, essencialmente, a metodologia qualitativa (86,97%) e que independente do tipo de pesquisa utilizado uma característica comum entre os estudos analisados é o fato de que todos (alguns em um maior grau que outros) sugerem que a abordagem das temáticas contribui para a desestabilização de normatizações, classificações e hierarquizações no campo da Educação.