Este relato é baseado no desenvolvimento de encontros alicerçados na proposta da construção de conhecimento acerca da área da Educação Física, em um contexto de Educação Superior, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim, proveniente de aulas ministradas no segundo semestre do ano de 2016. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Rede Salesiana de ensino, revelando assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por disciplinas que foram elencadas e constituíram seu currículo. No inicio do curso, uma delas apresentou a evolução histórica da Educação Física e do Esporte, fornecendo subsídios para que os acadêmicos adquirissem condições de compreender a ligação direta da área com aspectos vigentes nos diferentes momentos da estrutura social, política, econômica e educacional do Brasil. No decorrer das aulas da disciplina História da Educação Física e do Esporte, os estudos apresentaram informações e dados de diversificadas fontes, o que ofereceu condições de conceber a área da Educação Física desde seu surgimento até os dias atuais e considerando o mega evento que ocorreu em Agosto de 2016 em nosso país, foi tecida uma rede de relações, entre passado e presente. Os alunos assumiram como desafio, pesquisar os Jogos Rio-2016, com uma postura investigativa e ligar os acontecimentos a aspectos históricos da área, curiosidades de edições anteriores dos Jogos, bem como resgatar a própria história dos mesmos. O resultado de todo este processo foi compilado, entre os alunos que organizados em grupos heterogêneos, se reuniam, discutiam, construíam conhecimento, utilizavam a plataforma institucional MOODLE para fóruns sobre o assunto com a finalidade de estruturar uma apresentação em formato de seminário, como proposta avaliativa. Foram analisados os seguintes elementos do estudo: riqueza de informações, clareza no conteúdo, demonstração e explanação de todo o processo de construção, contar com a participação de todos os membros envolvidos e auto avaliação de aproveitamento de todas as etapas do trabalho apresentado. A experiência foi enriquecedora, na qual os alunos assumiram o protagonismo do processo de ensino, pesquisa e construção de conhecimento, o que lhes proporcionou empoderamento educacional no âmbito do Ensino Superior.