Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), são obrigatórios nos cursos de licenciatura e facultativos nos cursos de bacharelado em EF, embora algumas Instituições de Ensino Superior (IES) o incluam na matriz do curso de bacharelado, dessa forma o tornando obrigatório. Os TCC’s apresentam peculiaridades em sua elaboração e apresentação entre as IES, logo as estratégias utilizadas pelos alunos também são diferentes. O objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão a partir da experiência como docente da disciplina TCC no curso de EF licenciatura em uma Universidade particular. Nesta IES, a realização do TCC é feita em um semestre, o último do curso. Os alunos realizam o TCC no formato de artigo científico e participam da banca de avaliação, que é aberta ao público e conta com a participação do professor orientador e dois avaliadores. O TCC foi realizado em grupos de até quatro alunos que se agrupavam pela afinidade pessoal ou pelo tema. Nos grupos formados pela afinidade pessoal, era notório que alguns integrantes do grupo não se envolviam na elaboração. Com o intuito de minimizar plágios, um dos critérios é que a pesquisa deveria ser, obrigatoriamente, uma pesquisa de campo ou com dados que pudessem ser tabulados e analisados. Esta estratégia auxiliou no entendimento do que é plágio bem como no processo de análise crítica e ainda reduziu a incidência de plágios. Os alunos receberam todas as informações sobre o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sobre a sua importância em pesquisa e utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os grupos escolhiam os temas por afinidade ou conveniência. A maioria dos temas apresentavam uma relevância pessoal para os autores, como a pratica da modalidade escolhida. Poucos grupos foram mais audaciosos e realizaram uma pesquisa mais complexa ou que os tirassem de uma zona de conforto. Os alunos conseguirem desempenhar bons trabalhos com as estratégias utilizadas e alguns ainda continuam no meio acadêmico realizando produções científicas. Sobre a banca de avaliações, dos grupos foi intensa e demonstravam cuidado com todos os detalhes, mesmo que ao longo do curso isso não tenha ocorrido. O TCC é uma disciplina como as demais, no entanto, foi notória uma preocupação acentuada com esta. Através deste relato de experiência, ficou evidenciado que as bancas de apresentação e pesquisas de campo são importantes neste processo para o aprendizado em pesquisa e que para que haja qualidade ainda maior das pesquisas e que possam gerar outros frutos seria interessante que esta disciplina fosse realizada em dois semestres. E ainda, que fosse realizado individualmente ou em dupla, isso por que grupos maiores dificultam o entendimento, aprendizado e participação de todos. E por fim, por essa experiência em licenciatura ser tão rica academicamente e que auxilia os alunos em um possível curso de graduação, fica evidente a importância da inclusão da mesma nos cursos de Educação Física independente da habilitação.