O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem o propósito de determinar os conhecimentos essenciais que o estudante deva ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. No componente curricular Educação Física, especificamente quanto ao conteúdo esporte, adotou-se para sua organização um sistema de classificação, tendo como base a lógica interna das modalidades esportivas, estipulando-se sete categorias. Esse estudo se concentrou na categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote que, no documento da BNCC referente ao Ensino Fundamental, é contemplada no segundo ciclo (3º, 4º e 5º anos) e quarto ciclo (8º e 9º anos). Assim, o objetivo da pesquisa foi elaborar, juntamente com professores e estudantes de Educação Física, unidades didáticas para o ensino da categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote. Para tanto, utilizou-se o método da pesquisa-ação, tendo a participação de quatro professores do Ensino Fundamental e de uma aluna graduanda em licenciatura inserida no programa de iniciação científica, todos apresentando um conhecimento prévio acerca do modelo de classificação do esporte adotado na BNCC. A partir da identificação dos objetivos de aprendizagem (habilidades) relativos à categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote, referenciados pelas dimensões do conhecimento presentes no documento da BNCC, elaborou-se uma unidade didática para cada um dos ciclos de escolaridade. Para estruturação dessas unidades didáticas verificou-se uma continuidade dos objetivos de aprendizagem apresentados para o segundo e quarto ciclos, quando tratadas as dimensões experimentação, fruição, análise, reflexão sobre a ação e uso e apropriação; na dimensão compreensão identificou-se certa especificidade nos objetivos apresentados em cada um dos ciclos; enquanto que a dimensão protagonismo comunitário observou-se sua abordagem somente no quarto ciclo; já para a dimensão construção de valores não foi identificado nenhum objetivo pertencente a esses ciclos. Nas unidades didáticas elaboradas evidenciou-se a utilização de jogos que receberam o direcionamento dos elementos comuns aos específicos e com aumento gradativo de exigências técnico-táticas referentes a determinadas modalidades pertencentes à categoria de esporte contemplada no estudo, seguido de questionamentos e debates acerca dos temas abordados para tratamento das dimensões do conhecimento que apresentam continuidade entre os ciclos; nas dimensões compreensão e protagonismo comunitário foram sugeridas leituras de pequenos textos, tarefas escritas, discussões, filmagem e análise de imagens. Entende-se que os resultados dessa pesquisa podem contribuir com a prática pedagógica dos professores da área, atendendo a determinadas necessidades eminentes da BNCC.
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